Maya Gabeira, Fola David, Eldar Shafir e Luís Cabral Confirmam Presença nas Conferências do Estoril
Nova Promove | 19 julho 2023 Maya Gabeira, Fola David, Eldar Shafir e Luís Cabral Confirmam Presença nas Conferências do Estoril

As Conferências do Estoril voltam a reunir, nos próximos dias 1 e 2 de setembro, no Campus de Carcavelos da Nova SBE, inúmeros líderes mundiais para partilhar experiências e convocar todas as gerações para um debate em torno do tema “Re-Humanize Our World”. Pensar e agir, no presente e no futuro, com consciências mais formadas e esclarecidadas é a proposta das Conferências do Estoril que, nos dois dias de evento, vão reunir dezenas de oradores internacionais e especialistas em diversas áreas.

Maya Gabeira  (Recordista do Guiness em 2020 para a maior onda já surfada por uma mulher), Fola David (Médico e artista de hiper-realismo), Eldar Shafir  (psicólogo e professor de Ciências Comportamentais na Universidade de Princeton) e Luís Cabral (Paganelli-Bull Professor de Economia na NYU Stern School of Business) são algumas das mais recentes confirmações no encontro que assenta nos seguintes pilares:  Planeta, Paz, Políticas, Pessoas e Saúde.

Integrando o painel dedicado ao tema PLANETA, Maya Gabeira (Brasil), uma das mais influentes surfistas profissionais femininas, partilhará a sua experiência enquanto atleta mas também as suas paixões e iniciativas desenvolvidas na defesa e conservação dos oceanos. Para lá das ondas, a atleta participa ativamente em iniciativas de combate à poluição de plásticos nos oceanos e assume como seu o compromisso da consciencializar a população para o respeito e cuidado dos recursos naturais do planeta. A surfista conquistou em Portugal (Nazaré) o seu recorde no Guiness. Também confirmados para debater o  tema PLANETA estão  os já anunciados oradores internacionais Sir Richard Roberts (Nobel da Medicina 1993, Reino Unido), Sameera Chukkapalli (Fundação Obama, India), Erden Eruç (primeira pessoa a completar a circunavegação da Terra totalmente a solo e exclusivamente movida por força motriz humana, Marrocos) e João de Macedo (surfista de ondas gigantes e co-fundador da Save The Waves Coalition, Portugal).

Fola David (Nigéria), o dermatologista-artista que conjuga e trabalha as suas duas paixões – saúde e criatividade - sobe a palco durante o painel dedicado ao tema PESSOAS E SAÚDE. Considerado um dos mais prestigiados artistas de speedpaint na Nigéria, Fola David não só consegue criar arte num local em minutos como também se dedica a prestar gratuitamente serviços de saúde a grupos mais vulneráveis através da sua fundação:  Foladavid Care Foundation. Colabora ainda com comunidades de crianças no desenvolvimento de projetos criativos.    

Eldar Shafir é psicólogo, professor de Ciências Comportamentais na Universidade de Princeton, autor de múltiplas publicações e excelente comunicador. Eldar Shafir, que também foi membro do conselho consultivo de Barack Obama sobre capacidade financeira, irá participar na Conferências do Estoril no âmbito do tema Pessoas e Saúde, relacionando a forma como a escassez afeta as capacidades cognitivas, tema que foca no seu livro "A Tirania da Escassez: Porque é que tão pouco significa tanto!"

Aos referidos oradores juntam-se, para já, outros nove destacados especialistas internacionais para aprofundar e refletir sobre o tema PESSOAS E SAÚDE: o catedrático  especialista em gestão de tecnologia, inovação, transformação digital e inteligência artificial Karim R. Lakhani (Dorothy & Michael Hintze Professor na Harvard Business School, EUA); Anindya Ghose (Heinz Riehl Chair Professor, NYU Ster, India) nomeado um dos 40 melhores professores com menos de 40 anos; Jo Røislien (Professor de Estatistica Médica na University of Stavanger,  Comunicador e TV Performer, Noruega); Klara Jelinkova (Vice-Presidente e Diretora de Informações na Universidade de Harvard, República Checa); Nelly Enwerem-Bromsom (Director Resource na Women in Global Health, Nigéria); Ricardo Gil da Costa (Chief Executive Office na Neuroverse, Portugal), Zohray Talib (Professor Associado Adjunto de Medicina e de Política de Saúde no George Wash, USA) e os já anunciados Aaron Ciechanover (Nobel da Química 2004, Israel) e Alexandra Palt (L'Oreal Foundation, Áustria).

O português Luís Cabral, membro do corpo docente da NYU Stern School of Business desde 2000, junta-se ao painel de oradores que participam no debate sobre o tema POLÍTICAS, partilhando as suas experiências e pesquisas em inovação, plataformas e reputação nas indústrias de media e entretenimento.  Ao prestigiado autor prolífico, internacionalmente conhecido pelo seu livro "Introduction to Industrial Organizations", junta-se Danilo Turk (Presidente do Club de Madrid e Ex-President da Eslovénia) e Cristina Duarte (Assessora do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África, Cabo Verde).

Gerard Ryle, vencedor de um Pulitzer em 2017, irá marcar presença nas Conferêcias do Estoril no debate e reflexão sobre o tema PAZ.

Participar no evento

A 8ª Edição das Conferências do Estoril realiza-se nos dias 1 e 2 de setembro de 2023 no campus de Carcavelos da Nova SBE. O evento é de participação gratuita, contudo a inscrição é obrigatória com limitação de lugares presenciais. A Conferência será transmitida em direto através de uma plataforma digital, aberta e gratuita a participantes de todo o mundo, também com registo.

What's happening