Anunciado Vencedor da 3.ª Edição da Gap Year Scholarship/Nova SBE
Nova Promove | 29 outubro 2018 Anunciado Vencedor da 3.ª Edição da Gap Year Scholarship/Nova SBE

O vencedor da 3.ª edição da Gap Year Scholarship/Nova SBE é Tiago Franco, aluno de Gestão da Nova School of Business & Economics, com o projeto 1.7 Earths, que representa o número de terras de que a Humanidade precisaria em 2018 em recursos. Tiago irá explorar o Planeta A, porque em 1 de agosto de 2018 já iremos precisar de um Planeta B.

O vencedor, que irá partir em 4 de janeiro de 2019 e retornar em 1 de agosto, escolheu explorar países que estão a mudar o mundo através de comunidades e projetos amigos do ambiente, como o Sri Lanka, Índia, Nepal, Bangladeche e Rússia.

“O mundo está ciente do maior desafio para a próxima geração: como tornar-se sustentável? No entanto, o dia a dia das pessoas e os modelos de negócios da maioria das organizações ainda não estão estruturados para enfrentar esse mesmo desafio. Nos países que escolhi visitar já existem soluções postas em prática e, este ano, pretendo reunir o máximo de informação possível para construir uma rede de pensadores voltados para o futuro.”

O forte empreendedorismo social de Tiago inspira-o a fazer mais pela sociedade. Prova disso é o seu percurso não académico: é fundador e tesoureiro do projeto Floresta Rainha, um projeto que visa aumentar a sensibilização para a sustentabilidade ambiental. É voluntário do grupo de ação social GASNova, pertence ao corpo nacional de escuteiros, prestou assistência em viagens de exchange cultural de uma organização chinesa liderada por alunos. Na Nova SBE, pertenceu ao clube Nova Skills Association, à Associação de Estudantes (Students’ Union – SU) e ao projeto Nova Community onde foi vigilante no jardim de infância e tutor de matemática. Foi ainda embaixador da Spark Agency na Nova SBE, Mentor na PAIAS (durante a semana de integração), embaixador da Nova SBE aquando de visitas a escolas secundárias e, por fim, participou no focus group de sustentabilidade do novo campus de Carcavelos, na área da redução de resíduos.

Será possível acompanhar Tiago durante a sua viagem através de um site e de uma conta de Instagram, que serão criados pelo mesmo, e através de textos que escreverá para o Medium da Nova SBE.

A Nova SBE e a Gap Year Portugal orgulham-se de atribuir uma vez mais esta bolsa, no valor de cinco mil euros, como forma de recompensar talentos emergentes como o do Tiago e promover o seu desenvolvimento pessoal, académico e profissional.