A Nova SBE reúne os seus investigadores numa única Unidade de Investigação com uma orientação interdisciplinar, aproveitando a diversidade da investigação em curso nas suas três áreas disciplinares. A investigação em Gestão inclui áreas como a liderança, estratégia, marketing, comportamento do consumidor, empreendedorismo e inovação. Economia inclui políticas públicas com dimensões micro (educação, saúde, desenvolvimento, ambiente, recursos naturais) e macro (desemprego, política fiscal e crescimento económico). Finanças incluem finanças corporativas, investimento institucional, fundos mútuos, modelos teóricos e empíricos de precificação de ativos, mercados de energia, gestão de risco e finanças sustentáveis.
Acompanhando o crescimento da Nova SBE no novo campus, a Unidade de Investigação teve um crescimento superior a 50% do número de investigadores integrados, de 73 em 2018 para 112 em 2024. Também acolhe 84 alunos de doutoramento e 13 colaboradores. Todos beneficiam de excelentes condições de acolhimento para dar resposta às suas necessidades. A biblioteca serve como um recurso fundamental. A infraestrutura de investigação DataLab fornece aos investigadores uma plataforma segura e confiável para armazenar, gerir e analisar dados, dando acesso a um grande conjunto de bases de dados. O Laboratório de Comportamento é fundamental para realizar estudos controlados para explorar os processos de decisão humana. Séries de seminários semanais (Economia, Finanças, Gestão e NOVAFRICA) com oradores convidados de departamentos internacionais de topo proporcionam uma exposição à investigação de ponta. Os investigadores recebem financiamento para apresentar o seu trabalho em conferências internacionais. Além disso, beneficiam de um forte apoio na coordenação e implementação das atividades de investigação, em particular na elaboração de candidaturas a financiamento, gestão de projetos, comunicação de ciência, gestão de dados, bem como na gestão dos programas doutorais.
A maioria dos investigadores da Unidade são membros de um ou mais dos centros de conhecimento da Nova SBE (KCs), criados para promover a fertilização cruzada da investigação aplicada e fundamental nas áreas críticas para o desenvolvimento da missão da Unidade. Esta forma flexível distingue os KCs da rigidez dos grupos de investigação tradicionais. Em 2018-23, foram adicionados os KCs de Economia para Política, Economia da Educação e Inovação Aberta e de Utilizador aos já existentes KC de Finanças, Liderança para Impacto, Economia da Saúde & Gestão, NOVAFRICA, Economia Ambiental e Ciência de Dados. Os KCs sinalizam áreas de especialização e consubstanciam uma orientação decisiva para a comunidade empresarial, e instituições públicas e sem fins lucrativos, transferindo conhecimento através de programas académicos e formação executiva, ao mesmo tempo que aproximam a ciência do público em geral, empresas e decisores.
Com o objetivo de sustentar e expandir a excelência, disseminação de conhecimento e impacto social da investigação com reconhecimento internacional, a Unidade, em estreita relação com os KCs, realiza regularmente atividades para alcançar os objetivos de desenvolver investigação de excelência, melhorar as redes de investigação internacionais e fortalecer a transferência de conhecimento.