Irene Consiglio
Professor Associado
Data Science Knowledge Center

Irene Consiglio é Professora Associada de Marketing. Recebeu o seu doutoramento em Marketing pela Rotterdam School of Management (RSM), Universidade Erasmus e foi doutora-visitante na Harvard Business School. Tem experiência de consultoria em branding (com e sem fins lucrativos), e trabalhou em departamentos de marketing em diversas instituições (incluindo museus e associações). Ensinou comportamento do consumidor e marketing a nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, e supervisionou estágios e teses de marketing, tanto na Universidade Erasmus da RSM como na NOVA.

A sua experiência reside nos campos do comportamento do consumidor, relações de marca e marketing. O seu trabalho é publicado no Journal of Consumer Psychology e no Journal of Consumer Research. Apresenta-se regularmente em conferências internacionais de marketing (Association for Consumer Research, Brands and Brand relationships, European Marketing Academy, Academy of Marketing Science, Society for Consumer Psychology). O seu trabalho tem sido apresentado na Scientific American, National Public Radio, U.S., bem como em blogs de marketing e notícias internacionais populares (e.g. The Consumerist).

2016 - Doutoramento em Marketing - Rotterdam School of Management, Erasmus University

2011 - Visiting estudante Ph.D. - Harvard Business School

2008 - MScBA em Marketing - Rotterdam School of Management, Erasmus University

2005 - Licenciatura em Economia e Gestão de Arte e Cultura - Bocconi University

Comportamento do consumidor, Relações consumidor-marca, Relações interpessoais, Vulnerabilidade do consumidor

• Consiglio, Irene, van Osselaer, Stijn M.J. (2022). The effects of consumption on self-esteem. Current Opinion in Psychology, 46.
  • Consiglio, Irene, Van Osselaer, Stijn M J (2019). The devil you know: self-esteem and switching responses to poor service. Journal of Consumer Research, 46 (3), 590-605.
  • Consiglio, Irene, Kupor, Daniella M., Gino, Francesca, Norton, Michael I. (2018). Brand (In)fidelity: when flirting with the competition strengthens brand relationships. Journal of Consumer Psychology, 28 (1), 5-22.
  • Consiglio, Irene, De Angelis, Matteo, Costabile, Michele (2018). The effect of social density on word of mouth. Journal of Consumer Research, 45 (3), 511-528.
  • Consiglio, Irene, van Osselaer, Stijn M.J. (2016). The devil you know: Service failures, self-esteem, and behavioral loyalty. Developments in marketing science. : Proceedings of the Academy of Marketing Science. Springer Nature, 127-128.