Emanuel Gomes (Ph.D. em Gestão pela Universidade de Coventry, UK) é professor de Estratégia e Negócios Internacionais na Nova SBE, onde é também o Associate Dean para Processos e Transformação Digital, e o Diretor Académico de Executive Education. Anteriormente, foi Diretor Adjunto do departamento de Estratégia e Negócios Internacionais da Universidade de Birmingham, Birmingham Business School (Reino Unido). É autor de três livros e de mais de cinquenta artigos em revistas internacionais com revisão por pares tais como o Journal of International Business Studies, Journal of World Business, Journal of Organizational Behavior, British Journal of Management, Long Range Planning, International Journal of Operations and Production Management, International Journal of Production Economics. É o Editor Regional (Europa) do Journal of Knowledge Management e actua como revisor de várias revistas internacionais de referência. Foi membro do comité científico e co-chair de várias conferências internacionais. As suas áreas de investigação especializadas são as fusões, aquisições e alianças estratégicas internacionais, a renovação estratégica, a agilidade estratégica e a servitização.
O seu ensino é especializado nas áreas de Negócios Internacionais, Gestão Estratégica, Inovação de Modelos de Negócio, e Gestão de Alianças Estratégicas Internacionais, Fusões e Aquisições. Com o objetivo de fazer a ponte entre a teoria e a prática, esforça-se continuamente por tornar cada experiência de ensino e aprendizagem teoricamente sólida e tão prática e aplicável quanto possível. Para o efeito, utiliza tecnologias de ensino e de aprendizagem. Seguindo uma abordagem construtivista de ensino e aprendizagem, envolve os alunos em projectos autênticos de resolução de problemas e de tomada de decisões com o objetivo de os ajudar a desenvolver competências complexas de resolução de problemas, bem como conhecimentos especializados no domínio.
Tem participado em vários projectos de investigação que envolvem organismos governamentais como o UK Royal Institute of International Affairs (Chatham House), UK Trade and Industry department, The British Embassy in Angola, a Fundacao Eduardo dos Santos, e multinationais como MG Motor (former Rover), UNIPART, e outras.