António Nogueira Leite
Professor Catedrático
Estratégia e Empreendedorismo

António é actualmente membro do conselho de administração da HipoGes;SL um Gestor de Activos Ibérico especializado em bens em perigo; NPLs e REOs. Anteriormente António foi Presidente da Bolsa de Valores de Lisboa; Secretário de Estado do Tesouro e Finanças; Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos e Presidente do Conselho de Administração da Caixa Banco de Investimento. Foi também Director do Conselho de Administração do Grupo José de Mello entre outras funções relevantes nos negócios. Actualmente desempenha funções como director não executivo da EDP Renováveis e da Reditus. António tem um Doutoramento em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA) e uma Licenciatura em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (Portugal). É Professor de Economia e Estratégia Empresarial na Nova SBE desde 1995.

Contribuiu para vários livros e publicou em revistas como o International Journal of Industrial Organization Information Economics and Policy; Telecommunications Policy; Quarterly Review of Finance and Economics; Economia

1988 - Doutoramento em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA)

1986 - Mastersof Science in Economics, University of Illinois em Urbana-Champaign

1983 - Licenciatura em Economia, Universidade Católica Portuguesa

Estratégia

• Pina e Cunha, Miguel, Nogueira Leite, António, Rego, Arménio, Hernández-Linares, Remedios (2024). Visibilizing and managing paradox: Redefining the role of non-executive directors. (Accepted/In press) Corporate Governance (Bingley).
  • Barros, Pedro P., Nogueira Leite, António (1997). The good monopoly? A case for joint ownership of competing systems. Information Economics and Policy, 9 (1), 19-36.
  • Arvan, Lanny, Leite, Antonio P N (1990). Cost overruns in long term projects. International Journal of Industrial Organization, 8 (3), 443-467.
  • Gaspar, Vítor, Leite, António P.N. (1989). Selection bias induced cost overruns. Information Economics and Policy, 4 (2), 175-187.
  • Nogueira Leite, António, Ferreira, Paulo (2010). Uma tragédia portuguesa: Toda a verdade sobre o estado da nossa economia. E uma saída possível. 1.ª ed. Lua de Papel.
  • Pinto Barbosa, António, Barreto, António, Nogueira Leite, António, Rosa, Maria João Valente, Abreu, Marta, Gouveia, Miguel, St. Aubyn, Miguel, Alves, Nuno, Gaspar, Vítor (1998). O impacto do Euro na economia portuguesa. Dom Quixote.
  • Leite, António P. N. (2019). Sobre o equilíbrio orçamental. Linhas direitas. : Cultura e política à direita. Morgado, Miguel, Ramos, Rui (Eds.), Dom Quixote.
  • Leite, António Nogueira, Freitas, Miguel Lebre de, Cabral, Célia Costa (2009). Endividamento Externo e Dependencia Energética. Uma Nova Era da Energia: Energias Renováveis em Porugal.
  • Leite, António Nogueira, Freitas, Miguel Lebre de, Costa-Cabral, Celia (2009). External Debt and Energy Dependency. A new energy era : renewable energy in Portugal.