Estudo Nova SBE: portugueses menos confiantes na vacina contra o COVID-19
Investigação | 04 dezembro 2020 Estudo Nova SBE: portugueses menos confiantes na vacina contra o COVID-19

Os portugueses estão menos confiantes nas notícias nacionais e governamentais sobre a pandemia, bem como na vacinação e adesão às medidas de protecção contra o COVID-19. Essas são as conclusões da terceira vaga da pesquisa europeia da qual a Nova SBE participa juntamente com pesquisadores da Universidade de Hamburgo, da Universidade Rotterdam Erasmus e da Universidade Bocconi. Após os questionários online em abril e junho, a terceira pesquisa foi realizada em setembro. Envolveu sete mil europeus, dos quais mil portugueses, e revelou uma redução da confiança na segurança da vacina COVID-19 (54%). A porcentagem de nacionais dispostos a vacinar contra COVID-19 diminuiu de 75% em junho para 63% em setembro. 12% dos entrevistados responderam que não serão vacinados e 25% disseram não ter certeza. Os motivos da queda são não considerar a vacina segura, medo dos efeitos colaterais e, com pouco peso, não considerar a doença importante e convicções, como deixar a natureza seguir seu curso, usar remédios naturais e motivos religiosos.