Investigação | 14 abril 2020 Resultados preliminares do inquérito sobre ensino a distância no contexto da pandemia

A maioria dos professores inquiridos diz que 23% dos seus alunos não têm um computador com acesso à Internet em casa. Existe uma variabilidade nas respostas dos inquiridos entre escolas públicas e privadas e mesmo entre escolas públicas e em ciclos de ensino iniciais. Por exemplo, no 1º ciclo do ensino público a média da percentagem de alunos sem computador com acesso à Internet é de 31%, enquanto que em escolas privadas este valor cai para 10%.

No que toca às estratégias de ensino a distância, a mais adotada (85%,) é o envio de materiais complementares ao estudo, como fichas individuais de trabalho e trabalhos de grupo. Quase 3/4 dos inquiridos afirma esclarecer as dúvidas à distância, apenas 30% dos professores inquiridos dá aulas por videoconferência e 12% disponibilizam vídeos gravados pelos próprios.

Entre escolas privadas e públicas as maiores diferenças são observadas no recurso a aulas por videoconferência ou gravação de vídeos. 63% dos professores de escolas privadas dizem lecionar aulas por videoconferência e 27% disponibilizam vídeos gravados pelos próprios, sendo que este valor cai para 22% e 8%, respetivamente, nos professores de escolas públicas.

Nos elementos de avaliação recolhidos a grande maioria dos inquiridos (71%), refere recorrer à avaliação de trabalhos de casa enviados aos alunos. Apenas 1 em cada 4 professores afirma ter recorrido ou planeia recorrer a testes como meio de avaliação. Cerca de 19% dos professores afirma não estar a recolher quaisquer elementos de avaliação.

Tanto em escolas públicas como privadas, os professores recorrem predominantemente aos trabalhos de casa como instrumento de avaliação. Nas escolas privadas, 33% dos professores recolhem informação acerca da participação em aulas online, e 39% regista a assiduidade dos alunos. Estes valores caem nas escolas públicas para 9% e 14%, respetivamente.

Cerca de 77% dos professores inquiridos dizem ainda não estão a utilizar os recursos para ensino a distância disponibilizados pela Direção Geral de Educação (DGE).

Os resultados preliminares completos podem ser vistos em: https://kc-economics-of-education.github.io/ensino-distancia-resultados/ A recolha de inquéritos continua a decorrer, estando disponível para todos os professores no link: https://bit.ly/2J9WKir