Programas

Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação


Em parceria com


Logotipos da Cifal de Cascais e da UNITAR    

Frequently Asked Questions

Tudo o que precisa de saber acerca dos mestrados na Nova SBE.

Critérios de admissão

São aceites candidatos de todas as licenciaturas. Caso o candidato tenha capacidades quantitativas limitadas, será obrigatório participar nos bridging courses em agosto.

A experiência profissional não é um requisito para ser admitido num mestrado da Nova SBE.
Para este programa específico aceitaremos candidaturas, de todos os que tenham até dois anos de atividade profissional, bem como de candidatos que visem a abordagem de questões sociais (idade maxima igual ou superior a 35 anos). Caso tenha idade superior, por favor contacte a equipa de Admissões (leadyourfuture@novasbe.pt). 

Para este programa específico recomendamos que os alunos tenha idade igual ou inferior a 35 anos. Se for mais velho e está disposto a candidatar-se, por favor contacte a equipa de Admissões (leadyourfuture@novasbe.pt).

Processo de admissão

As candidaturas para o Fall Intake 2022/23 estão abertas até 31 de maio de 2022.

Se tem interesse em fazer um mestrado na Nova SBE siga estes simples passos:

  1. Preencha o formulário online;

  2. Se necessário, ser-lhe-á agendada uma entrevista;

  3. Irá receber uma resposta por e-mail no prazo de oito semanas (no máximo) após o envio da candidatura.

A Nova SBE coloca a concurso, para admissão de alunos a cada programa de mestrado, as vagas fixadas e autorizadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

As vagas de cada programa podem ser consultadas na página oficial daquele organismo (https://www.a3es.pt/pt/acreditacao-e-auditoria/resultados-dos-processos-de-acreditacao/acreditacao-de-ciclos-de-estudos) ou em alternativa na página da Nova SBE em https://www2.novasbe.unl.pt/pt/sobre-nos/qualidade - Acreditações & Registos Nacionais.

Sim, será solicitada uma taxa de candidatura, não reembolsável, no valor de 51€.

Sim, será pedido que pague uma taxa de matrícula, não reembolsável, no valor de 1000€ para os mestrados em gestão, economia, finanças e análise de negócios.

Ambas as taxas serão deduzidas do valor total da propina e não reembolsáveis.

As propinas são cobradas em partes iguais, por semestre, exceto no primeiro, uma vez que a dedução da taxa de matrícula é logo feita.

Se ainda não completou a licenciatura precisa de apresentar o comprovativo oficial. No entanto, e caso seja aceite, terá de a entregar no gabinete de mestrados (Master's Office) no início do programa de mestrado.

Não temos uma nota mínima de admissão (GPA) e este não é o único critério de admissão. Fazemos uma análise completa de todas as candidaturas, nas quais a nota mínima de admissão é apenas um dos diversos critérios de avaliação do CV.

Sim, pode candidatar-se, mas terá de completar os estudos durante o primeiro semestre do mestrado.

Os alunos só podem frequentar os mestrados com uma disciplina em atraso da sua licenciatura. Esta deverá ficar concluída até ao fim do seu primeiro semestre de mestrado.

Não, testes GMAT ou GRE não são necessários, contudo, é fortemente recomendado que, caso tenha um, submeta o mesmo na sua candidatura.

Não, o certificado de inglês não é necessário para submeter a candidatura contudo é altamente recomendável, caso tenha, que submeta um - nível mínimo de B2. 

Para descobrir mais sobre os requisitos de línguas do CEMS MIM, clique aqui.

A Nova SBE não aceita diplomas do ensino secundário ou certificados de línguas resultantes de cursos online, com excepção das certificações LinguaSkill e TOEFL iBT® Home Edition, como prova de proficiência de uma determinada língua.

Os alunos que pretendam desistir do programa de mestrado deverão enviar uma confirmação por e-mail para leadyourfuture@novasbe.pt e para masters@novasbe.pt até ao dia 31 de maio 2021. Depois desta data, os alunos podem ser responsabilizados pelo pagamento de propinas e taxas associadas ao programa.

Os alunos admitidos podem adiar a sua entrada em mestrado por um ano. Deverão informar a Nova SBE por e-mail, através do requests.admissions@novasbe.pt, até ao prazo de pagamento da taxa de inscrição em mestrado.

Os alunos que desejem pedir o adiamento da sua entrada em mestrado deverão pagar a sua taxa de inscrição e, posteriormente, requisitar a mesma por e-mail fazendo chegar um pedido formal com justificação e respetiva prova.

O pedido de adiamento de entrada em mestrado leverá à perda de eventuais bolsas que tenha recebido, à possibilidade de pedido das mesmas e à perda do seu lugar no programa de Double Degree (caso tenha sido admitido num).

O pedido de adiamento poderá estar sujeito ao pagamento de taxas.

Todas as faturas serão enviadas aos alunos, exceto se o aluno especificar que uma entidade diferente é responsável pelo pagamento das propinas, seja parte delas ou a totalidade. Por exemplo, um aluno pode ter conseguido um patrocínio ou bolsa de estudo de uma organização ou empresa específica. Neste caso, deverá colocar a mesma informação no seu formulário de inscrição em mestrado.

Não, transferências entre mestrados não são possíveis.

Idiomas

Sim, todos os mestrados da Nova SBE são lecionados em inglês incluindo trabalhos realizados nas aulas, exames, materiais de apoio e work projects.

Não, a língua portuguesa não é a exigida para ser admitido.

Candidatura online

Consulte as instruções, disponíveis na página do formulário, para a candidatura online. Se tiver dúvidas adicionais, contacte o Gabinete de Recrutamento de Alunos e Admissões.

Faça apenas upload de um PDF ou Zip File por seção (máx. 3 MB por ficheiro). O nome do ficheiro deverá ter, no máximo, 65 caracteres. Se o problema persistir, por favor contacte o Gabinete de Recrutamento de Alunos e Admissões.

Não. Depois de ter submetido a sua candidatura não poderá fazer alterações.

Instalar-me em Portugal

A Nova SBE formalizou uma parceria com a Kleya, uma empresa que presta serviços específicos a expatriados dando-lhes a possibilidade de pedirem ajuda no processo formal de integração em Portugal. A Kleya pode ajudar com diversas necessidades do dia a dia, como, por exemplo, obter o número de identificação fiscal (NIF), encontrar uma casa para arrendar, analisar contratos de arrendamento, contratação de serviços como água, luz, gás, limpeza, etc. Consulte esta página para obter mais informações sobre preços e condições.