Programas

Mestrado Executivo em Marketing & Estratégia

O programa

Mestrado Executivo em Marketing & Estratégia

Como criar valor num mundo em constante mudança? Num mercado cada vez mais dinâmico e concorrencial, a Estratégia e o Marketing devem ser encarados como drivers de mudança essenciais para criar valor nas organizações. É importante aprofundar conhecimentos nestas áreas, dando ênfase às componentes de inovação e digitalização e promovendo um olhar estratégico focado no mercado.

Através de uma jornada de aprendizagem integrada, onde os alunos adquirem conhecimento não só através dos docentes, mas também pela partilha das suas próprias experiências, esta formação tem como objetivo eliminar o fosso entre o conhecimento e a sua aplicação. Levará os alunos à fronteira do conhecimento, ao equipá-los com um conjunto de ferramentas de análise do mercado e do posicionamento competitivo das empresas, elucidando sobre a sua aplicação prática, permitindo assim o domínio das “regras do jogo” da concorrência, e colocando-as a favor da organização.

 

Perfil de Participante

  • Gestores e decisores das áreas de marketing e planeamento estratégico.
  • Profissionais de outras áreas funcionais que pretendam adquirir uma perspetiva sistémica da empresa.
  • Gestores de negócio, equipas de projetos de qualquer nível profissional que desejam desenvolver as suas competências em marketing e estratégia, com forte ênfase na inovação e em como lidar com as oportunidades e os desafios proporcionados pela digitalização.
  • Empreendedores que estejam interessados em expandir os seus conhecimentos nas áreas de marketing e estratégia.

As candidaturas para os Mestrados Executivos estão abertas.

Para saber mais sobre o processo de candidatura, consulte a página de admissão.

1º semester
Composto por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias que são específicas na área deste mestrado e de um conjunto de unidades curriculares optativas que permitem aos alunos aprofundarem conhecimentos em áreas complementares de gestão e inovação.

2º semestre
Dedicado ao desenvolvimento do trabalho final, composto por um projeto de aplicação prática. Sendo dirigido a alunos que já se encontram no mercado de trabalho, com experiência profissional, combina metodologias de aprendizagem mais ativas, permitindo a partilha de conhecimento entre pares que, ao somar aos ensinamentos transmitidos pelos docentes, conduzirão à consolidação de conhecimento.

  • Estratégia – 3 ECTS
    Trimestral
  • Gestão de Marketing – 3 ECTS
    Trimestral
  • Estratégia Competitiva – 3 ECTS
    Trimestral
  • Estratégia Corporativa – 2 ECTS
    Trimestral
  • Gestão Internacional – 2 ECTS
    Trimestral
  • Execução Estratégica – 2 ECTS
    Trimestral
  • Comunicação de Marketing – 3 ECTS
    Trimestral
  • Marketing Digital – 2 ECTS
    Trimestral
  • Gestão de Marca – 2 ECTS
    Trimestral
  • Análise de dados em Marketing – 2 ECTS
    Trimestral
  • Métodos de investigação aplicados – 2 ECTS
    Trimestral
  • Liderança – 2 ECTS
    Trimestral
  • Business Analytics – 2 ECTS
    Trimestral
  • Negociação – 2 ECTS
    Trimestral
  • Inovação – 2 ECTS
    Trimestral
  • Gestão Pessoas – 2 ECTS
    Trimestral
  • Gestão de Operações – 2 ECTS
    Trimestral
  • Finanças – 2 ECTS
    Trimestral

O Mestrado Executivo pretende expor os alunos a conteúdos nas áreas de Marketing & Estratégia, preparando-os para lidar com os importantes desafios que as empresas enfrentam atualmente. Neste contexto, o work project destina-se a preparar os alunos para atividades de investigação aplicadas à realidade empresarial, quer de natureza qualitativa, quer de natureza quantitativa, em estreita colaboração com o orientador.

O programa tem um conjunto de mentores, profissionais com vasta experiência que, pelos cargos que ocupam e percurso profissional, serão uma mais-valia no acompanhamento dos alunos no desenvolvimento dos seus work projects. Os alunos podem desenvolver o work project sobre um desafio da empresa onde trabalham ou de uma das empresas parceiras deste mestrado, proporcionando visões alternativas e metodologias disruptivas para a integração entre a prática e a teoria.

Na elaboração dos work projects, os alunos beneficiarão de um conjunto de protocolos com parceiros, com os seguintes objetivos:

  • Contribuir para a empregabilidade e networking dos alunos.
  • Facilitar a integração deste mestrado no plano de formação para up-skilling e re-skilling dos quadros das organizações.
  • Apoiar os alunos que queiram realizar o work project sobre um desafio da sua empresa.