Programas

Mestrado Executivo em Finanças & Mercados Financeiros

O programa

Mestrado Executivo em Finanças & Mercados Financeiros

Título oficial do grau: Mestre em Finanças & Mercados Financeiros - Executivo

Este é um programa destinado a quadros com formação superior que pretendam compreender ou aprofundar os principais conceitos, técnicas e instrumentos das finanças e dos mercados financeiros, numa perspetiva que combina uma sólida formação teórica – que é marca da Nova SBE – com uma abordagem aplicada baseada nas melhores práticas internacionais e que conduziram o Mestrado em Finanças da Nova SBE à 14ª posição mundial do ranking do Financial Times.

O Mestrado Executivo em Finanças é dirigido a profissionais experientes habilitados com um grau de licenciatura numa área com sólida formação quantitativa (Economia, Gestão, Engenharias, Ciências, etc) que procurem desenvolver competências profissionalizantes na área financeira.

 

Perfil de Participante

  • Licenciados em áreas de Economia e Gestão, e outras áreas, a trabalhar em Finanças, Mercados Financeiros, Auditoria, Contabilidade, etc., que pretendam reforçar os seus conhecimentos técnicos.
  • Licenciados em áreas quantitativas não relacionadas com a Gestão, como Engenharia, Física, Matemática e outras ciências que procurem adquirir conhecimentos a um nível avançado e simultaneamente profissionalizante nas áreas de Finanças e de Mercados Financeiros.

As candidaturas para os Mestrados Executivos estão abertas.

Para saber mais sobre o processo de candidatura, consulte a página de admissão.

1º Semestre
Composto por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias que são específicas desta área e de um conjunto de unidades curriculares optativas que permitem aos alunos aprofundar conhecimentos em áreas complementares da gestão.

2º Semestre
Dedicado ao desenvolvimento do trabalho final, composto por um projeto de aplicação prática. Sendo dirigido a alunos que já se encontram no mercado de trabalho, com experiência profissional, combina metodologias de aprendizagem mais ativas, permitindo a partilha de um conhecimento entre pares que, ao somar aos ensinamentos transmitidos pelos docentes, conduzirão à consolidação dos conhecimentos dos alunos.

  • Investimentos Financeiros– 4 ECTS

​Trimestral

  • Fundamentos de Finanças Empresariais – 4 ECTS

Semestral

  • Introdução a Forwards e Futuros– 3 ECTS

Trimestral

  • Análise de Demonstrações Financeiras– 2 ECTS

Trimestral

  • Ética e “ESG Standards” – 2 ECTS

Trimestral

  • Finanças Aplicadas e Reestruturação Empresarial– 6 ECTS

Semestral

  • Taxa Fixa, Gestão de Ativos e Opções– 6 ECTS

Semestral

  • Controlo de Gestão– 6 ECTS

Semestral

  • Mercado de Ações e Research– 3 ECTS

Trimestral

  • Risco de Mercado – 3 ECTS

Trimestral

  • Gestão de Ativos – 3 ECTS

Trimestral

  • Risco de Crédito – 3 ECTS

Trimestral

  • Fiscalidade – 1.5 ECTS

Trimestral

  • Governança Corporativa – 1.5 ECTS

Trimestral

Este mestrado tem uma orientação que pretende expor os alunos a conteúdos nas áreas das Finanças, preparando-os para lidar com os importantes desafios que as empresas enfrentam atualmente. Neste contexto, o work project destina-se a preparar os alunos para atividades de investigação aplicadas à realidade empresarial, quer de natureza qualitativa, quer de natureza quantitativa, em estreita colaboração com o orientador.

O programa tem um conjunto de mentores, profissionais com vasta experiência que, pelos cargos que ocupam e percurso profissional, serão uma mais-valia no acompanhamento dos alunos no desenvolvimento dos seus work projects. Os alunos podem desenvolver o work project sobre um desafio da empresa onde trabalham ou de uma das empresas parceiras deste mestrado, proporcionando visões alternativas e metodologias disruptivas para a integração entre a prática e a teoria.

Estes protocolos com empresas parceiras têm como objetivos:

  • Contribuir para a empregabilidade e networking dos estudantes.
  • Facilitar a integração deste mestrado no plano de formação para up-skilling e re-skilling dos quadros das organizações.
  • Apoiar os estudantes que queiram realizar o projeto final sobre desafios da sua empresa.

Quer saber mais antes de se candidatar?

Sabemos que dar este passo importante na sua carreira pode suscitar algumas dúvidas.

Por este motivo, Open Days, para ficar a saber todos os take-aways fundamentais de cada mestrado executivo e o distinto corpo docente que o acompanhará na sua formação. Junte-se aos nossos webinars e tenha as respostas que procura.

Organizamos também sessões de aconselhamento de carreira, completamente gratuitas, para ajudá-lo com o processo de decisão. 

Aproveite ao máximo estes eventos e atreva-se a expandir os seus horizontes com as soluções que temos para oferecer.