A NOVA obteve a aprovação da sua candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com a qual garantiu um financiamento total de 12,9 milhões de euros, sem IVA, para o período 2021 – 2026. O valor distribui-se pelas componentes Impulso Jovens STEAM (5,4 milhões de euros) e Impulso Adultos (7,4 milhões de euros). O contrato com a DGES foi assinado em 14 de dezembro de 2021.
A candidatura apresentada – “CÍVICO” e “GLOBAL”! – procurou responder à preocupação transversal do PRR com a empregabilidade sustentável num mundo em constante evolução, assentando em dois pilares do plano estratégico da NOVA para os próximos 10 anos:
– CÍVICO, promovendo os valores de inclusão, igualdade de oportunidades e desenvolvimento sustentável; servindo as comunidades locais, nacionais e globais onde está presente; e agregando organizações de todos os tipos no desenvolvimento de agendas colaborativas com impacto;
– GLOBAL, promovendo a cidadania global sem fronteiras entre geografias, línguas ou culturas e funcionando como um fator de atração de talentos de todo o mundo.
A candidatura da NOVA consistiu em dois principais projetos transversais à Universidade:
(1) “Aprendizagem Transformativa para Profissionais à Prova do Futuro” que aborda o défice de competências emergente dos desafios globais enfrentados pelas sociedades ocidentais modernas – alterações climáticas e degradação ambiental; sustentabilidade dos sistemas de saúde no contexto do envelhecimento populacional e exclusão social – sendo composto por três iniciativas – NOVA Health Academy, Skills for the Digital and Ecological Transitions e Arts & Tech for Social Innovation.
(2) “Transformação Organizacional para o Sucesso Académico e Empregabilidade” que executa uma implementação transversal na Universidade de estratégias e sistemas de criação de emprego centrados no aluno/participante, promovendo a inclusão e garantindo o acesso justo às propostas de programas e iniciativas da NOVA.
Informação sobre o PRR NOVA aqui e mais informações aqui.