Alunos e Alunas da Nova SBE Selecionados como das Equipas Finalistas do Team Up for Climate Challenge
Nova Promove | 31 maio 2022 Alunos e Alunas da Nova SBE Selecionados como das Equipas Finalistas do Team Up for Climate Challenge

A primeira edição do “Team Up for Climate Change Challenge,” um desafio para alunos/alunas lançado pela Fundação Egis, acaba de anunciar os quatro projetos finalistas e “Impact Seekers”, uma das equipas Nova SBE que participaram no desafio, foi selecionada como uma das finalistas.

A Fundação Egis, uma organização dedicada a combater as alterações climáticas através de soluções concretas, lançou recentemente a primeira edição do “Team Up for Climate Change Challenge,” um desafio no qual alunos/alunas de todo o mundo são levados/levadas a pensar em ações exequíveis para abordar a crise climática, e uma equipa de alunos e alunas da Nova SBE foi escolhida como uma das vencedoras.

Sob o âmbito “adaptando-nos e enfrentando juntos os riscos da crise climática”, 524 participantes de 60 nacionalidades diferentes inscreveram-se nesta primeira edição. Dezasseis equipas foram selecionadas para trabalhar as suas ideias e, com a ajuda de mentores da Egis e um especialista em incubação, transformá-las em propostas de valor que seriam depois apresentadas ao júri do desafio.

Quatro das 16 equipas eram compostas por alunos e alunas da Nova SBE e intitulavam-se Impact Seekers, Watershift, Acquamize e Farmspire. A equipa Impact Seekers, que analizava a resposta aos incêndios florestais em Portugal e a patrulha manual ineficaz que existe, concebeu um sistema inovador integrado para ajudar as autoridades locais a controlar estas condições extremas. Como um dos finalistas, este projeto inovador beneficará de coaching adicional de especialistas do grupo e desenvolverá o mesmo para depois apresentá-lo no dia 26 de novembro, na Earth Universitry, na UESCO, em Paris.

Quando questionados sobre a importância deste reconhecimento e a ajuda da professora Anne-Laure Fayard, a equipa Impact Seekers salientou que “(…) a metodologia Design Thinking permitiu-nos combinar as nossas diferentes competências e pô-las ao serviço de um único objetivo, estimulando e expandindo a nossa criatividade e levando-nos à concretização do nosso projeto. Estamos extramamente entusiasmados com o resultado conseguido e mal podemos esperar por apresentá-lo na UNESCO, em Paris, em novembro, para que possamos compreender e observar os próximos passos para conseguir o seu desenvolvimento e aplicação práticas. Acreditamos que, com a ajuda certa, a nossa ideia pode ajudar Portugal a lidar com os flagrantes incêndios florestais.”

Para saber mais sobre este desafio, por favor consulte esta página (conteúdo em inglês).

What's happening