Aluna da Nova SBE É Uma das Vencedoras do COLife Hackathon
Nova Promove | 22 abril 2022 Aluna da Nova SBE É Uma das Vencedoras do COLife Hackathon

A COLife, aliança de seis institutos de investigação em ciências da vida, realizou o seu primeiro hackthon dedicado a problemas associados com a alimentação mundial e a aluna Smriti Sanjaykumar Singh, da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), foi uma das grandes vencedoras.

Sob o tema “Future Food Challenge”, a COLife realizou o seu primeiro hackthon, destinado a alunos/as universitários de diferentes áreas, no passado dia 27 de março e a aluna da Nova SBE Smriti Sanjaykumar Singh foi uma das grandes vencedoras ao trabalhar, com a sua equipa, uma solução de cultivo com água do mar que ajudaria a fertilizar áreas incultiváveis.

Nesta iniciativa de dez horas participaram oito equipas que tinham como principal desafio responder à pergunta “como alimentar toda a população num mundo em constante mutação?” com uma solução inovadora em tempo recorde. O objetivo, com este desafio único, era encontrar soluções para as 811 milhões de pessoas que, em 2020, não tinham suficiente para comer e para a procura de comida, que nos próximos anos atingirá os 70 %.

A solução proposta pela equipa de Smriti Singh (composta por alunos/as de áreas como bioquímica, engenharia química e inovação em produção alimentar) ajudaria a gerar mais cultivo e a recuperar zonas incultiváveis, bem como a resolver o problema da dependência de água fresca para a agricultura. Este projeto e todos os que foram apresentados no hackton foram importantes contributos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) – o número 2, o 6 e o número 13 – erradicar a fome, água potável e saneamento e ação climática.

Sobre o desafio, Smriti afirma “Sem dúvida de que aprendi bastante com esta experiência, não só de um ponto de vista de conhecimento, mas também no que diz respeito à colaboração com pessoas que têm conhecimento de outras áreas e encontrar o nosso papel. (…) Quando percebemos que tínhamos ganho o sentimento foi de alegria porque senti que fomos recompensados por todo o trabalho que tivemos durante aquelas dez horas intensas. Além disso, foi também uma ótima sensação sentir que estávamos a contribuir com soluções para problemas mundiais maiores”.

​A aluna da Nova SBBE Smriti Singh

A COLife trata-se de uma aliança de seis institutos de investigação que tem como objetivo maximizar recursos, serviços e conhecimento científico, a fim de partilhar know-how e promover sinergias. Smriti, aluna CEMS MIM e do mestrado internacional em gestão da Nova SBE, seguirá para a Copenhagen Business School no próximo ano, agora com este importante prémio no seu percurso. Parabéns, Smriti.