Nova Promove | 31 janeiro 2022 Aluna Que Conduziu Investigação Juntamente com Professor da Nova SBE Integra Top 300 do Regeneron Science Talent Search 2022

Fiona Jiang, aluna finalista da escola secundária Webbs School, na Califórnia, EUA, foi recentemente nomeada um dos Top 300 académicos da Regeneron Science Talent Search 2022 devido ao estudo que desenvolveu juntamente com o professor Qiwei Han da Nova SBE nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Depois de analisar 1804 candidaturas, de 693 escolas de ensino secundário de 46 Estados, de Washington D.C., Porto Rico e outros oito países, a Society for Science anunciou recentemente o Top 300 de melhores académicos da edição 2022 do Regeneron Science Talent Search. Fiona Jiang, aluna da escola secundária Webbs School, EUA, que trabalhou juntamente com o professor Qiwei Han da Nova SBE, no projeto que submeteu integra oficialmente a prestigiada lista.

A aluna contactou o professor Qiwei Han para supervisionar o seu estudo, intitulado Characterizing Decades of Technological Advances With Graph Neural Networks: An Innovation Network Perspective. Detentor de vontade e entusiasmo de criar sinergias interculturais com quem quer ter um impacto positivo no mundo, o professor Han, que é também membro do Nova SBE Data Science Knowledge Center, aceitou o pedido e trabalhou com a aluna enquanto mentor do projeto.

A aluna Fiona Jiang.

Para a edição deste ano do Regeneron Science Talent Search 2022, os projetos de investigação abrangeram temas como o registo do progresso que muitos países estão a fazer relativamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o impacto que as respostas que cada Estado dos EUA tem dado à pandemia tem tido, a melhoria das ferramentas utilizadas para diagnosticar Alzheimer ou a análise das repercussões do ensino virtual na educação. O estudo de Fiona foca-se na utilização de 4 mil milhões de patentes, emitidas pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO), de 1975 a 2010, para construir uma rede de algoritmos de grafos neurais, de larga escala e de última geração, com base em referências entre as mesmas e empregando análises cluster de várias redes de algoritmos de grafos neurais para conseguir extrair representações significativas. A aluna Fiona Jiang utilizou esta análise para identificar e estudar os clusters de inovação e os spillover effects em inovação e áreas relacionadas. Demonstrou, também, a sua utilidade ao caracterizar o crescimento de inovação em décadas, fundamental para estudar e gerir progessos tecnológicos.

A Regeneron Science Talent Search é a competição de ciências e matemática mais prestigiada dos EUA e reconhece o mérito dos académicos com base nas suas competências de investigação fora do comum e raciocínio inovador evidentes nos estudos, dissertações ou projetos submetidos. Além desta distinção, os 300 académicos e as escolas às quais pertencem recebem, cada um, 2000 dólares.

Para ver a lista completa de académicos de 2022, consulte esta página. Parabéns, Fiona e professor Qiwei Han!