Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação É Oficialmente Lançado
Nova Promove | 03 setembro 2021 Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação É Oficialmente Lançado

Arrancou oficialmente a primeira edição do mestrado em empreendedorismo de impacto e inovação, um programa pioneiro em gestão criado pela Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e pela Fundação Calouste Gulbenkian e que pretende resposta aos desafios da atualidade e à crescente procura por formação no ecossistema do impacto.

Ao iniciar o primeiro mestrado em empreendedorismo de impacto e inovação no ano letivo de 2021/2022, a Nova SBE e a Fundação Gulbenkian procuram contribuir com a formação de uma nova geração de empreendedores altamente qualificados para responderem aos desafios económicos, sociais e ambientais que o atual contexto mundial perspetiva.

O mestrado é maioritariamente dirigido a empreendedores que procuram um mestrado customizado que os apoie na execução e desenvolvimento da sua própria ideia de negócio com impacto e foi desenvolvido em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, instituição precursora no domínio do empreendedorismo e da inovação de impacto.

O programa, que inicialmente previa 30 vagas, recebeu um grande número de candidaturas, que ditou a abertura de novas vagas arrancando oficialmente com 89 alunos de 17 nacionalidades (de países como Itália, Áustria, Brasil, Suécia, Espanha, Peru, Holanda, Chile, Ucrânia, Venezuela, Noruega, México, Zimbabué e Luxemburgo.

Aquando do lançamento, Pedro Oliveira, Diretor Académico do mestrado em empreendedorismo de impacto e inovação da Nova SBE, referiu que "o mundo enfrenta vários futuros possíveis, mas qualquer um deles apresenta desafios económicos, sociais e ambientais que se revestem de grande incerteza. O objetivo do novo mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação é promover a capacidade de inovar e empreender, dotando os participantes das ferramentas, atitude e conhecimento necessários para serem catalisadores de mudança e prosperidade económica, ambiental e social sustentável. A nossa ambição é que os nossos alunos sejam autores e não apenas espectadores, desse futuro”.

Por sua vez, Luís de Melo Jerónimo, Diretor do Programa de Desenvolvimento Sustentável Calouste Gulbenkian reafirmou os valores que ambas as partes promovem e, tal como Pedro Oliveira, reforçou a importância da criação deste mestrado afirmando que “(…) esse é o papel e a missão da Fundação Calouste Gulbenkian – apoiar esta mudança social, mas, acima de tudo, os líderes e os talentos que conduzirão esta mudança. Estamos, por isso, muito satisfeitos com a parceria que formámos com a Nova SBE para lançarmos este mestrado porque partilhamos esta visão. Acreditamos genuinamente que resolver os desafios sociais e ambientais é uma das maiores oportunidades económicas do nosso tempo.”

Poderá saber mais sobre este novo programa de mestrado, consultando a página oficial do mesmo.