Nova Promove | 24 fevereiro 2021 Nova SBE e Fundação Ageas Promovem Estágios em Organizações de Impacto Social e Ambiental

Enquanto laboratório vivo no qual os nossos parceiros podem testar as suas soluções e no qual a nossa comunidade desenvolve vários projetos com empresas e iniciativas com impacto positivo na sociedade, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) tem vários programas que não só promovem o desenvolvimento de conhecimento académico, mas também sinergias com stakeholders para transformar o mundo de modo responsável e inclusivo.

Um destes parceiros é a Fundação Ageas, que a pensar nos líderes do futuro, no nosso país e no desenvolvimento da sociedade aliou-se à Nova SBE para materializar várias iniciativas. Uma destas decorre sob o âmbito do Keep Thriving, um programa da escola que tem como objetivo a promoção de estágios curriculares e extracurriculares para os alunos dos programas de licenciatura e mestrado.

Com o Keep Thriving, os alunos dão vida a projetos que os clubes de alunos da escola desenvolveram para organizações de impacto social e/ou ambiental através de estágios curriculares ou extracurriculares. O programa teve a duração de três meses e, durante este período, os alunos tiveram seis colaboradores do Grupo Ageas Portugal enquanto mentores para os ajudar e guiar enquanto se comprometem a entregar soluções com significado à instituição em causa.

O programa contou com forte adesão, com um número total de inscrição de 96 candidatos para apenas seis estágios disponíveis, e da lista de organizações sociais e/ou ambientais que participaram estão nomes como ABLA, Biovilla, Sapana, Just a Change, NÃM e Fundação O Século.

Andreia Assis Correia, aluna da licenciatura em economia 2020/21, terminou o programa salientando que considera "[…] esta experiência uma mais-valia preciosa tanto a nível profissional e curricular como pessoal. Aprendi muito sobre o método de trabalho de uma grande organização e foi um abre-olhos em termos do impacto social que cada um pode ter com o próximo. Desenvolvi com sucesso as minhas capacidades no mundo do marketing digital e considero ter-me tornado mais profissional e responsável. (…) Considero este ser um programa de eleição para qualquer aluno que queira ter a sua primeira experiência de trabalho."

A sessão de fecho realizou-se no passado dia 4 de fevereiro e, à semelhança de Andreia Assis Correira, os intervenientes salientaram como o programa e o envolvimento de todos os stakeholders é fundamental para que os líderes do amanhã possam crescer corajosamente sem nunca descurarem o seu compromisso em estabelecer uma cultura de impacto e contribuindo com um mundo mais justo e sustentável.