Nova Sustainable Way of Life: Entrevista Exclusiva com Thomas Morgensten
Nova Promove | 13 janeiro 2021 Nova Sustainable Way of Life: Entrevista Exclusiva com Thomas Morgensten

Leia a entrevista a Thomas Morgensten, Vice-Presidente de assuntos governamentais na Europa e Ásia Central, na qual falou da importância da parceria com a Nova SBE, como os sistemas de depósito funcionam e de como, à semelhança da Nova SBE, a TOMRA está a incorporar sustentabilidade na sua estratégia e iniciativas principais.

 

Como é que a parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) foi estabelecida e o quão importante é para a TOMRA, a multinacional especialista em soluções de reciclagem de renome na Noruega?

A nova legislação em Portugal introduzirá os sistemas de depósito obrigatório de embalagens ao país em 2022, a fim de aumentar os níveis de recolha e reciclagem de embalagens de bebidas e combater o desperdício das mesmas. O projeto foi uma oportunidade única não só para promover o funcionamento do sistema de depósito de embalagens num país que ainda não está muito familiarizado com o conceito, mas também para o pôr em ação através da tecnologia que, grande parte das vezes, faz parte da infraestrutura de recolha.
A parceria com a Nova SBE encaixou naturalmente neste projeto devido às iniciativas de sustentabilidade da própria escola e ao seu objetivo de se tornar um laboratório vivo de soluções para o futuro. O programa que a Nova SBE tem é uma instalação notável, capaz de demonstrar, tanto à comunidade local como ao país inteiro, como funcionam os sistemas de depósito obrigatório e o impacto que estes sistemas têm nas taxas de recolha de embalagens de plástico, reciclagem e utilização de recursos e meio ambiente.


O quão únicos e importantes são os esquemas de depósito de embalagens?

Para que os sistemas de depósito funcionem é necessário cobrar uma taxa extra ao valor que o consumidor costuma pagar pela bebida – aplicável quer a embalagens de plástico, garrafas de vidro ou latas de alumínio. Este valor é-lhe devolvido assim que deposita a embalagem vazia para que seja reciclada. É quase como pagar a bebida, mas pedir emprestado o depósito.
Os sistemas de depósito são fundamentais e únicos no que diz respeito aos resultados que apresentam. A taxa média de recolha europeia para embalagens de plástico PET (tereftalato de polietileno) num sistema de recolha tradicional é de 47 % contra os 94 % dos sistemas de depósito com retorno. Em média, nos EUA, 72 % dos resíduos de embalagens são recolhidos e reciclados em comparação com apenas 27 % das embalagens sem depósito.
Os resultados alcançados com os sistemas de depósito está a fazer com a popularidade destes sistemas aumente um pouco por todo o mundo. Em 2017, a Assembleia do Meio Ambiente das Nações Unidas aprovou uma resolução que encorajava os seus membros a adotar abordagens “inovadoras” para combater a poluição marítima – soluções como os sistemas de depósito. A diretiva europeia sobre a abolição dos plásticos de uso único, adotada em 2019 pela União Europeia, definiu como meta que os Estados-Membros recolham 90 % de todas as embalagens de plástico até 2019, algo que os especialistas dizem ser difícil de alcançar sem um sistema de depósito de embalagens.


A Nova SBE lançou oficialmente o primeiro projeto-piloto no país graças às máquinas de depósito de retorno. Ao expandir o seu sistema de recuperação à área da educação que é que a TOMRA planeia alcançar com este projeto?

Um dos objetivos principais da iniciativa é a educação sobre o que são sistemas de depósito obrigatório, quais as tecnologias que os admitem e qual o impacto ambiental que estes programas podem alcançar. E que melhor local para impelir conhecimento do que uma universidade e uma universidade com uma paixão pelo ambiente e uma forte reputação internacional? Este programa dá a oportunidade de ensinar aos alunos o valor do “desperdício” e a importância da economia circular. A localização da Nova SBE, mesmo ao pé do mar, reforça a importância da recolha destas embalagens e garante que o plástico não acaba por danificar a natureza e o ambiente local.
Há muito que a TOMRA percebeu a importância crucial que as instituições de educação detêm quanto à disseminação dos sistemas de depósito com retorno e respetivo funcionamento. A Escócia está também prestes a arrancar com os seus sistemas de depósito de embalagens com retorno em 2022 e a TOMRA trabalhou durante muitos anos numa iniciativa de depósito com retorno no campus da Heriot-Watt University, em Edimburgo.
As instituições de ensino, as empresas privadas e o setor público, todos têm como papel serem um exemplo a seguir. Aliás, além das duas máquinas localizadas na Nova SBE, estão a ser testadas outras duas que se encontram em edifícios da Cascais Ambiente, dando aos funcionários públicos locais a oportunidade de testarem como funcionam os sistemas de depósito de embalagens com retorno. Para que o plástico continue num círculo fechado é necessário que haja uma abordagem colaborativa da indústria, dos decisores políticos e consumidores – todos desempenhando o seu papel na revolução de recursos.


Como é que a TOMRA está a liderar a revolução dos recursos e quais são os próximos passos da empresa?

A TOMRA trabalha em prol das pessoas e do planeta. A nossa ambição é tornarmo-nos líderes na revolução de recursos, algo que pretendemos alcançar através das nossas soluções de seleção baseadas em sensores. A tecnologia TOMRA viabiliza a economia circular com avançadas soluções e sistemas de seleção que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias alimentar, mineira e gestão e reciclagem de resíduos. Disponibilizar soluções inteligentes para a otimização dos nossos recursos – obtê-los, utilizá-los, monitorizá-los, recuperá-los, reciclá-los e revitalizá-los – é fundamental para a revolução de recursos. Isto para nós não é novidade. A TOMRA está neste meio há mais de 40 anos. Sabemos que para progredirmos temos de repensar e voltar a trabalhar a forma como as coisas foram feiras no passado. Em suma, os nossos próximos passos são no sentido de trabalhar para ajudar os nossos parceiros de indústria a obter mais, usar menos e reutilizar recursos – para negócios melhores e para um planeta melhor.


A Nova SBE está a desempenhar o seu papel ao fazer dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a sua língua oficial e ao pôr a sustentabilidade no centro do seu modelo de impacto. E a TOMRA? O compromisso global das Nações Unidas veio ampliar ainda mais a oportunidade de a TOMRA ter um impacto positivo num grande número de ODS?

A TOMRA está determinada em assumir a sua responsabilidade e ter um contributo significativo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Enquanto uma das líderes da revolução de recursos, a sustentabilidade é central para o nosso negócio. Com as nossas soluções de otimização de recursos e produtividade conseguimos apoiar a transformação da economia tradicional numa economia circular, mais sustentável e com baixas emissões de carbono. O ODS número 12, “Garantir Padrões de Consumo e de Produção Sustentáveis”, é o qual nós acreditamos que a TOMRA pode acrescentar mais valor. De acordo com a própria natureza do nosso negócio, a TOMRA consegue ter impactos positivos em muitas das metas do ODS 12, tais como a gestão sustentável de recursos naturais, a redução do desperdício e gasto alimentar e a redução dos resíduos através da reciclagem e da constituição de parcerias que eduquem outros intervenientes.
Em cada um dos setores em que operamos, a TOMRA pretende transformar a forma como o mundo obtém, utiliza e reutiliza os seus recursos. A TOMRA pretende, também, ter um contributo para Erradicar a Fome, Indústria, Inovação e Infraestruturas, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Climática e Proteger a Vida Marítima.
Ao incorporar a sustentabilidade na nossa estratégia e nas nossas atividades principais, a TOMRA está a desempenhar o seu papel quanto à criação de valor a longo prazo e apoio aos objetivos ambientais. Contamos ansiosamente poder juntarmo-nos à jornadas de outros intervenientes, incluindo parceiros como a Nova SBE.

What's happening