O Millennium bcp e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) assumem uma nova parceria estratégica para lançar a Academia de Inteligência Artificial, uma iniciativa que visa dotar mais de 6.500 colaboradores do Banco em competências de IA, com especial enfoque na IA generativa.
Através do programa AI Together – Inteligência Artificial ao Alcance de Todos, esta iniciativa pioneira visa acelerar a transformação digital do sector bancário em Portugal promovendo uma cultura de inovação, eficiência e responsabilidade no uso de tecnologias emergentes.
“Vivemos um tempo de transição para uma nova época cujos contornos gerais ainda se estão a definir, mas onde já é certo que a Inteligência Artificial assumirá enorme relevância na forma como nos informamos, aprendemos, tomamos decisões e sobretudo como nos organizamos para servir melhor os Clientes. No Millennium bcp utilizamos a tecnologia para capacitar as pessoas e reforçar a cultura de rigor e de serviço do Banco e sabemos que o sucesso requer preparação. O desafio de nos prepararmos para esta nova época requer o envolvimento de todas as áreas do Banco, pelo que a disseminação do conhecimento deve ser abrangente, inclusiva e bem alicerçada, o que nos levou a celebrar esta parceria com a Nova SBE tendo em vista a formação e o reforço das competências da generalidade dos profissionais do Millennium bcp”, afirmou Miguel Maya, CEO do Millennium bcp.
O programa será implementado entre 2025 e 2027, com uma estrutura blended (formação online assíncrona, síncrona e presencial), adaptada a diferentes perfis profissionais, desde funções operacionais até membros do Conselho de Administração.
Esta iniciativa reforça o posicionamento do Millennium bcp como agente de transformação tecnológica, promovendo uma cultura de inovação, ética e excelência, e preparando a organização para os desafios e oportunidades da nova era digital.
“Estamos a viver o início de uma nova revolução tecnológica. Com esta Academia, o Millennium bcp e a Nova SBE assumem um papel de liderança em Portugal e na Europa, mostrando que é possível conjugar inovação com responsabilidade e conhecimento com impacto”, destaca Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE.
Como parte do acordo, será realizada uma grande conferência em janeiro de 2026, no campus da Nova SBE, reunindo líderes internacionais da comunidade de IA, académicos, especialistas da indústria e decisores estratégicos, para debater o impacto da IA no setor financeiro e na sociedade.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Digital Data Design Institute at Nova SBE and NOVA Medical School, afiliado do Instituto homónimo da Harvard Business School, reforçando o compromisso com a excelência académica e a inovação global.