Integrado no plano estratégico de criação de novos institutos, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) anuncia o lançamento do seu novo instituto dedicado às Políticas Públicas: Nova SBE Public Policy Institute, no dia 20 de setembro, pelas 14h30 no campus de Carcavelos, num evento aberto ao público. O evento será em inglês, devido ao número de convidados internacionais esperados.
O Nova SBE Public Policy Institute iniciará a sua atividade incidindo sobre temáticas como as finanças públicas, produtividade, habitação e utilização de inteligência artificial nas políticas públicas, com ênfase municipal.
Com a clara missão de aumentar o conhecimento da sociedade, promover o respeito pela diversidade de opiniões e contribuir para o fortalecimento das instituições públicas, o novo instituto da Nova SBE apresenta-se como um centro de excelência que procura responder de forma inovadora - e através de abordagens diferenciadoras - às necessidades emergentes das sociedades contemporâneas no panorama das políticas públicas em Portugal, mas também a nível global.
Num momento em que o diálogo informado e o pensamento crítico são mais importantes do que nunca, o Nova SBE Public Policy Institute compromete-se a capacitar os cidadãos e líderes para que, com base em conhecimento científico e independente, possam enfrentar os desafios do mundo atual com políticas baseadas em ideias e não em ideologias.
Abordando os problemas reais e partilhando as melhores práticas a nível global, este instituto vai promover investigação de excelência através dos seus centros de conhecimento: institutos especializados com corpo docente da Nova SBE que se reúnem para promover investigação independente que não só irá contribuir para o conhecimento académico, mas também para gerar impactos tangíveis na sociedade.
Assumindo uma posição híbrida entre os setores público e privado, o instituto funciona como um espaço neutro de experimentação, garantindo a sua total independência.
QUATRO PILARES DE ATUAÇÃO
Para impulsionar Políticas Públicas, esclarecidas e informadas, para o desenvolvimento das sociedades, o Nova SBE Public Policy Institute vai atuar em quatro áreas distintas interdependentes:
LIDERANÇA INCLUSIVA. DIÁLOGO INFORMADO. RIGOR ANALÍTICO
Colocar o conhecimento no centro do debate público para fomentar discussões fundamentadas e com impactos concretos na sociedade é um dos grandes objetivos do novo instituto da Nova SBE que, através da sua atuação, visa promover lideranças inclusivas facilitando o diálogo entre as várias partes interessadas - incluindo forças políticas e blocos ideológicos - para combater a polarização e fomentar a resolução coletiva de problemas.
Enfatizando a importância do rigor analítico e das abordagens quantitativas na conceção e implementação de políticas públicas eficazes, o Nova SBE Public Policy Institute propõe contribuir de forma positiva para as instituições públicas através da educação, formação e investigação, participando na criação de novas gerações de académicos e profissionais de políticas públicas.
‘O Nova SBE Public Policy Institute representa um esforço para aproximar a academia (e a Nova SBE especificamente) dos processos de definição, desenho e avaliação das politicas publicas. Pretendemos que o nosso instituto funcione como um espaço neutro de experimentação que coloca o conhecimento independente (e baseado em investigação) no centro do debate público contribuindo para a criação de lideranças inclusivas e baseadas em rigor analítico. Pretendemos também capacitar líderes de institutições publicas a enfrentar os desafios do mundo atual.’ afirma Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, acrescentando que ‘o nosso objetivo é criar impactos tangíveis na sociedade, contribuindo para melhorar as instituições públicas e para desenvolver uma nova geração de académicos e profissionais para a área das políticas públicas’.
Luís Cabral, Diretor Académico do Nova SBE Public Policy Institute reforça que ‘o Instituto pretende ser um centro inclusivo e proativo que conecta o conhecimento académico com a prática no terreno para que todos os intervenientes possam ter voz no desenvolvimento de políticas públicas. Estamos confiantes de que, com esta abordagem, contribuiremos para um futuro onde as políticas públicas sejam mais eficazes, inclusivas e alinhadas com as necessidades reais da sociedade’.