Nova SBE e ZEISS Estabelecem Parceria Rumo à Inovação no Setor Ótico
Nova Promove | 20 março 2024 Nova SBE e ZEISS Estabelecem Parceria Rumo à Inovação no Setor Ótico

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e a ZEISS desenharam uma jornada conjunta que visa o desenvolvimento do setor ótico. Trata-se de uma parceria onde inovação, investigação e educação colaboram com vista à transformação e impulsionamento do setor ótico.  

A colaboração, intitulada ‘Future Visioning’ representa, assim, um programa holístico sustentado em três pilares fundamentais: performance, inovação e impacto – cada um destes com intervenção de diferentes partes integrantes da escola. 

No campo da inovação, a ZEISS contará com a colaboração do Nova SBE Innovation Ecosystem que, através da articulação com a comunidade de alunos/as nacionais e internacionais da escola, colaboradores/as da ZEISS e outras unidades da Nova SBE, ajudarão a multinacional a transformar os seus serviços, oferta e modelos de negócio no mercado português. 

A iniciativa a três anos conta com a realização de hackathons, ideation sprints e outros modelos e abordagens de aprendizagem baseados em desafios reais do mercado (Project-Based Learning), permitindo assim que tanto alunos/as como outros stakeholders da escola intervenham na conceção de possibilidades que serão, posteriormente, exploradas e desenvolvidas a partir do framework do Nova SBE Innovation Ecosystem. Este acompanhará o amadurecimento das ideias entre fases de testes, validação, desenho de modelo de negócio e impacto sistémico.  

As Pequenas e Médias Empresas desempenham um papel fundamental na economia portuguesa enquanto motor da inovação, do emprego e da competitividade. As óticas não são exceção. Comprometida em melhorar a economia portuguesa, a Nova SBE desenvolveu o “Optics Mangagement Program”, um programa de formação e mentoria que irá apoiar o crescimento das óticas, parceiras da ZEISS. 

O programa de formação tem uma duração de cerca de 80h, distribuídas entre 48h sessões presenciais e 32h de aprendizagem online e aplicação de rotinas de gestão destinada aos seus parceiros de retalho. A formação traduz-se num programa que alia a aprendizagem teórica à componente de aplicabilidade no contexto real – após cada sessão presencial os participantes na formação são desafiados a adquirir novas ferramentas e a aprender as rotinas de gestão relacionadas com cada módulo. Estas rotinas têm como principal objetivo ajudá-los a alavancar o crescimento nas suas empresas. 

De olhos postos no futuro, este programa de formação da Nova SBE pretende capacitar os gestores das óticas parceiras da ZEISS em seis temáticas-chave: estratégia e estrutura, finanças e contabilidade, agilidade estratégica e modelos de negócio, gestão de talento, comunicação e construção do skillset do futuro.  

A participação das óticas neste programa de formação e mentoria permitirá à Nova SBE desenvolver um Case Study sobre o impacto desta iniciativa na produtividade e performance das pequenas e médias empresas em Portugal.  

What's happening