Prémios | 05 setembro 2023 Press Preview da Nova SBE no Metaverso Recebe Prémio Europeu de Inovação em Comunicação

A Nova SBE recebeu um prémio Internacional de Inovação em Comunicação, por ter sido a primeira universidade portuguesa a instalar-se e a organizar um evento no Metaverso. A apresentação da agenda de investigação para 2023, no espaço digital MetaDEL, ficou em terceiro lugar na avaliação feita pelo júri e pares da Associação Europeia dos Profissionais de Comunicação as Instituições de Ensino Superior (EUPRIO, em inglês).

“Somos uma referência em Portugal, na Europa e no Mundo. Esta aposta no Metaverso surge como um passo natural na nossa evolução. Estamos sempre ao lado do futuro, contando com o apoio de todos os jornalistas que participaram nesta experiência única. As próximas edições do Press Preview serão, de certo, sempre diferenciadoras e com a qualidade já reconhecida da nossa escola”, afirma Pedro Oliveira, dean da Nova SBE.

O evento Nova SBE Press Preview 2023, realizado em fevereiro, foi criado para proporcionar uma experiência digital imersiva a todos os participantes. Jornalistas e investigadores foram recebidos pelo então recém-eleito reitor Pedro Oliveira, anfitrião deste momento pioneiro na academia portuguesa, que assinalou a sua estreia em eventos oficiais.

O encontro entre jornalistas e investigadores ocorreu numa sala virtual, réplica exata do Nova SBE Digital Experience Lab no campus de Carcavelos da Nova SBE. Além de toda a decoração, quem teve o privilégio de entrar nesta aventura digital pioneira pôde até ir à janela e disfrutar de uma vista magnifica sobre o Forte São Julião da Barra, com o Oceano Atlântico como horizonte, apenas possível com óculos de realidade virtual, um avatar para cada um dos participantes e alguma destreza no comando para controlar o ‘alter ego’ digital.

O Nova SBE Press Preview de 2023 foi o primeiro passo da academia portuguesa no Metaverso.

O prémio atribuído pela EUPRIO é o resultado do trabalho e aposta de mais de 70 voluntários e jornalistas que, juntos, construiram um evento que marca uma nova era na comunicação de investigação em Portugal e no mundo.