Professor Pedro Santa Clara distinguido com prémio Human Resources
Prémios | 29 junho 2023 Professor Pedro Santa Clara distinguido com prémio Human Resources

O Professor Pedro Santa Clara, detentor da cátedra Millennium BCP em Finanças da Nova SBE desde 2007, foi galardoado com o prémio Personalidade do Ano, atribuído pela revista Human Resources Portugal.

O investigador recebeu a distinção pelo projeto 42Lisboa, uma escola de programação totalmente gratuita, criada em plena pandemia da Covid-19.

Ricardo Florêncio, CEO do grupo Multipublicações, ao qual pertence a Human Resources Portugal, explicou a atribuição do prémio: “Num ano marcado por um grande turbilhão no mundo da Gestão de Pessoas, a formação – a actualização de conhecimentos, o reskilling e o upskiling – foi um dos temas a que foi dada uma maior atenção, um maior cuidado, mostrando que é uma necessidade urgente, uma aposta de capital importância. Este ano decidimos atribuir este Prémio de Personalidade do Ano a quem desenvolveu um projecto diferente, inovador, e que tem sido um grande sucesso. Já se escreveu que é de vocação social a visão que tem do ensino, e por isso, em plena pandemia, criou uma escola de programação, totalmente gratuita. Mas é uma escola onde não há aulas, nem horários, nem professores. Aprende-se, fazendo, desenvolvendo projectos entre pares. É professor catedrático e também investigador, mas é como empreendedor social que se define”.

Além da cátedra Millennium BCP em Finanças da Nova SBE, que detém desde 2007, Pedro Santa foi Professor de Finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009. O docente recebeu um Doutoramento em Gestão pela INSEAD, França, e é investigador associado do National Bureau of Economic Research, investigador do Center for Economic Policy Research e atuou no conselho editorial do Journal of Financial and Quantitative Analysis, do Journal of Business and Economic Statistics e Management Ciência.

Os interesses de investigação de Pedro Santa Clara estão focados em modelos teóricos de precificação de ativos e no desenvolvimento de métodos econométricos para estimá-los. Seu trabalho atual concentra-se em gestão quantitativa de portfólio, precificação de opções, gestão de risco, mercados de moeda e renda fixa e econometria financeira.

Pedro Santa Clara dirigiu ainda o projeto do novo campus da Nova SBE e respectiva campanha de arrecadação de financiamento, sendo responsável por angariar cerca de 50 milhões de euros.