A Nova SBE integra as três principais áreas disciplinares da escola — economia, finanças e gestão — e os seus investigadores numa só unidade de investigação, que tem um foco multidisciplinar. A coordenação científica desta é uma das responsabilidades do vice-presidente do Conselho da Faculdade, Pedro Vicente, e a sua gestão operacional está a cargo do gabinete de investigação.
Ao fazer a ponte entre os investigadores dos centros de conhecimento, labs, hubs da Nova SBE e outros projetos, esta unidade dá apoio à escola na produção de investigação de topo, reconhecida internacionalmente, sobre os assuntos mais prementes da atualidade e que terão um impacto duradouro em políticas públicas, mercados, práticas de negócio e gestão e na sociedade em geral. A unidade dedica-se ao alinhamento estratégico dos seus projetos de investigação e da sua missão com os grandes desafios dos nossos tempos, compreendidos pelas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a União Europeia e o ecossistema português de inovação e ciência.
A Nova SBE proporciona um ambiente estimulante para investigadores experientes ou juniores e delineia objetivos ambiciosos: atrair, desenvolver e reter talento; desenvolver redes de investigação nacionais e internacionais; promover investigação com impacto académico e social; e desenvolver projetos de doutoramento. A escola tem estado sob o escrutínio de diversas avaliações externas realizadas por painéis internacionais e, em todas, a investigação da Nova SBE obteve a classificação de “Excelente”.