João Rato
Professor Associado Convidado
Economia

João Moreira Rato é Professor Associado Visitante na Nova SBE e na Nova IMS, leccionando cursos de assessoria soberana, gestão de carteiras e derivados. É também associado de investigação no Centro de Risco Sistémico da LSE.

João tem sido o presidente interino do Banco CTT desde 2019. Tem sido consultor sénior da Morgan Stanley desde 2015 e tem sido consultor de outras empresas internacionais. De 2016 a 2020, trabalhou, com Oliver Wyman, na criação e construção do gabinete de Gestão da Dívida do Kuwait e numa avaliação do DMO de Abu Dhabi. De 2012 a 2014, durante a crise da dívida soberana europeia, foi o Presidente e CEO do Gabinete de Gestão da Dívida e Tesouraria de Portugal. Nessa função, foi responsável pela concepção e execução com sucesso de uma estratégia que trouxe Portugal de volta aos mercados da dívida soberana.

Trabalhou em Londres em renda fixa em diferentes bancos de investimento, incluindo Goldman Sachs, Lehman Brothers e Morgan Stanley, de 2000 a 2012. Tem um doutoramento em Economia pela Universidade de Chicago. João Moreira Rato é autor do livro The European Debt Crisis: How Portugal Navigated the post-2008 Financial Crisis, publicado por Palgrave Macmillan.

1993 - Licenciatura em Economia - Nova SBE

1996 - Mestrado em Economia - Universidade de Chicago

2000 - Doutoramento em Economia - A Universidade de Chicago

Finanças, Macroeconomia, Rendimento fixo.