Lucas Franieck é um investigador júnior em marketing e comportamento do consumidor que estuda como as forças sociais e políticas moldam as respostas dos consumidores às marcas. Recentemente, concluiu o seu doutoramento em Gestão na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), graduando-se com distinção com uma bolsa integral da FCT, e foi investigador visitante na Rotterdam School of Management.
A sua investigação estuda as interseções entre o comportamento do consumidor, a ideologia e a perceção social. Um dos focos centrais do seu trabalho é a forma como os consumidores respondem à controvérsia: ele demonstra que, quando as marcas se envolvem em debates controversos, os consumidores muitas vezes percebem essas marcas como agentes e hostis, com consequências complexas para as marcas. É importante ressaltar que o seu trabalho também identifica as condições sob as quais os consumidores respondem positiva ou negativamente à controvérsia, oferecendo uma perspetiva matizada sobre os seus efeitos no mercado. Embora o ativismo das marcas forneça um contexto útil para esta investigação, o seu interesse mais amplo é nos mecanismos pelos quais a controvérsia — em questões e contextos diversos — molda julgamentos e comportamentos no mercado. Outra vertente examina as respostas à publicidade inclusiva, identificando quando e por que as mulheres conservadoras (em oposição às liberais) reagem mais negativamente às marcas que desafiam os padrões de beleza magra — destacando a ideologia política como uma variável de segmentação crítica para as marcas de moda que procuram envolver-se com a inclusão corporal. Numa outra linha de trabalho, ele explora as reações dos consumidores aos produtos fabricados por prisioneiros, investigando como as perceções de moralidade, justiça e estigma afetam as respostas do mercado.
Lucas apresentou a sua investigação em conferências, incluindo a Associação Europeia para a Investigação do Consumidor (EACR) e a Academia Europeia de Marketing (EMAC), e o seu trabalho foi destacado em meios de comunicação social, como a revista Sapo's Leader.