Victoire Girard
Investigador (Doutorado) Auxiliar
NOVAFRICA Knowledge Center

Victoire Girard é investigadora na Nova School of Business and Economics, e membro residente na NOVAFRICA. Os seus principais campos de investigação passam por Economia Política, Economia do Desenvolvimento e Economia Ambiental e dos Recursos Naturais. Os seus projectos atuais documentam o impacto dos recursos naturais nos conflitos, fragmentação de identidades, desflorestação e desenvolvimento local no continente africano. A sua investigação é publicada em importantes revistas económicas, tais como a Economic Journal ou o Journal of Development Economics. Antes da NovaSBE, Victoire lecionou nas Universidades de Orleães e Paris 1 Panthéon-Sorbonne, onde obteve o seu doutoramento em Economia. Foi investigadora convidada nos departamentos de Economia da Universidade de Brown e da Universidade de Genebra, e colaborou como consultora com as Nações Unidas e o Banco Mundial.

2015 - Doutoramento em Economia - Paris 1 Panthéon-Sorbonne

2010 - Mestrado em International, Transition, and Development Economics - Paris 1 Panthéon-Sorbonne University

2008 - Licenciatura em Economia, Sociologia e Ciências Políticas - Paris Dauphine University-PSL

Conflito; ambiente; identidade; desigualdade; recursos naturais

• Berman, Nicolas, Couttenier, Mathieu, Girard, Victoire (2023). Mineral resources and the salience of ethnic identities. The Economic Journal, 133 (653), 1705-1737.
  • Girard, Victoire (2021). Stabbed in the back? Mandated political representation and murders. Social Choice and Welfare, 56 (4), 595-634.
  • Bazillier, Remi, Girard, Victoire (2020). The gold digger and the machine. Evidence on the distributive effect of the artisanal and industrial gold rushes in Burkina Faso. Journal of Development Economics, 143.
  • Girard, Victoire (2018). Don't touch my road: Evidence from India on affirmative action and everyday discrimination. World Development, 103, 1-13.
  • Girard, Victoire (2017). Quel rôle pour les inégalités dans les conflits? Étude du cas des conflits religieux en Inde. Revue d'Economie Politique, 127 (1), 93-117.
  • Chaserant, Camille, Girard, Victoire, Pietri, Antoine (2016). L'Expansion du choix rationnel en sciences sociales: Signe de vigueur ou marque de faiblesse? À propos de R. Wittek, T. A. B. Snijders, V. Nee (eds.), the handbook of rational choice social research. Revue Francaise de Sociologie, 57 (1), 131-146.
  • Girard, Victoire, Zabsonré, Agnès (2021). Industrial and artisanal exploitation of natural resources: Impacts on development. Mineral Resources Economy 1. : Context and Issues. Wiley, 195-218.
  • Girard, Victoire, Kudebayeva, Alma, Toews, Gerhard (2021). Inflated expectations and commodity prices: Evidence from Kazakhstan. Handbook of Sustainable Politics and Economics of Natural Resources. Edward Elgar Publishing, 76-93.