Estudo: "Trade Credit and the Transmission of Unconventional Monetary Policy”
Divulgação Científica | 08 julho 2020 Estudo: "Trade Credit and the Transmission of Unconventional Monetary Policy”

O estudo: "Trade Credit and the Transmission of Unconventional Monetary Policy” foi citado no Jornal de Negócios para explicar que o apoio do Banco Central Europeu (BCE) chega à periferia, mas favorece os grandes países. Os investigadores Miguel Ferreira, BPI | Fundación "la Caixa" Chair Professor in Responsible Financee Pedro Pires, ambos da Nova SBE, Manuel Adelino, da Duke University, e Mariassunta Giannetti, da Stockholm School of Economics, analisaram como programas de compra de ativos (CSPP - Corporate Sector Purchase Program) promovem a concentração empresarial no topo da cadeia de produção. O facto de serem as empresas do centro da zona euro a beneficiar diretamente do programa de compras do BCE, concedendo depois mais crédito comercial às empresas suas clientes, dá-lhes uma vantagem competitiva: conseguem alargar ainda mais a sua base de clientes. São assim mais dominantes no mercado e potenciam a sua capacidade de comprar outras empresas, promovendo-se movimentos de concentração a montante da cadeia de produção. “Intervenções de política monetária que sistematicamente beneficiam as empresas com melhor acesso aos mercados de capitais, nas áreas core, podem favorecer a concentração a montante, com consequências de longo prazo na estrutura do setor”, avisam os economistas. “Assim, medidas complementares direcionadas às pequenas empresas são um complemento importante às compras de ativos do banco central”, rematam.