Investigação | 09 junho 2020 Pedro Pita Barros e Joana Gonçalves de Sá no grupo do Roteiro para testagem serológica em Portugal

Pedro Pita Barros  e Joana Gonçalves de Sá fazem parte do grupo de trabalho do Roteiro para testagem serológica em Portugal, promovido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. A testagem serológica é um instrumento poderoso para determinar a dispersão e intensidade de transmissão que o vírus atingiu durante a primeira onda da epidemia da COVID19. É fundamental conhecer a real dimensão da epidemia no país para melhor informar o processo de decisão na resposta às possíveis próximas vagas. A expectativa de uma baixa prevalência da COVID19 em Portugal exige um rigor acrescido na condução dos estudos serológicos. Urge a realização de um estudo de âmbito nacional numa amostra que garanta representatividade da população ao longo do território nacional e um nível de precisão elevado nas estimativas da prevalência. Este roteiro propõe primariamente um estudo nacional em 5.000 indivíduos que constituam uma população sentinela testada ao longo do tempo o que permitirá obter informação fidedigna sobre a dinâmica epidemiológica da COVID19 que evoluirá nas nossas populações por tempo indeterminado. Este estudo será decisivo para que Portugal seja apontado como um exemplo de rigor na adoção de medidas de vigilância epidemiológica focadas em proteger a nossa população. Considera um conjunto de outros estudos sero-epidemiológicos que incluem rastreios sectoriais ou localizados, que têm o mérito de identificar indivíduos que tenham sido infetados, fatores de risco ou focos de transmissão do vírus. O roteiro propõe que todos os dados obtidos nestes estudos sejam coligidos para que haja um acesso centralizado para apoiar a decisão das autoridades.