Nova SBE organiza Summer School no Perú
Divulgação Científica | 20 janeiro 2020 Nova SBE organiza Summer School no Perú

Todas as actividades económicas têm uma dimensão espacial, o que no caso da interacção entre economia e ambiente é particularmente relevante. Ao longo desta summer school, os alunos tiveram uma introdução aos métodos de análise espacial, do estado de arte às principais ferramentas e modelos e à forma como estes métodos podem ser utilizados ​​para melhorar o aconselhamento de políticas económicas e de gestão ambiental e o envolvimento eficientes dos vários stakeholders.

A Summer School também disponibilizou metodologias no que se refere à aplicação de estatísticas espaciais para análise económica de problemas ambientais, à gestão, ocupação, uso e transformação do solo urbano e à gestão sustentável e ordenada dos territórios terrestre de uma forma geral. Desta forma, os alunos aprenderão formas de incorporar a dimensão espacial nas análises económicas, a modelar autocorrelações espaciais e a heterogeneidade espacial com base em exemplos concretos de como esses métodos podem ser aplicados para ajudar a criar melhores políticas ambientais. Para o efeito, softwares como o R, o ArcGIS e o Stata, farão parte do kit de ferramentas usado nesta iniciativa.

Os tópicos abordados nesta summer school incluiram urbanização, mapeamento de serviços de ecossistema, conservação, desenvolvimento socioeconómico, gestão sustentável e ordenamento dos territórios bem como avaliação de conflitos entre diferentes interesses no uso da terra.