Programas

Doutoramento em Gestão

Financiamento

Para que não existam obstáculos

Decidir fazer um doutoramento é um grande compromisso e um investimento para o futuro. Restrições financeiras não deveriam nunca dificultar ou impossibilitar o acesso ao ensino superior e é por isso que temos em conta a importância da igualdade de oportunidades para todos. 

A Nova SBE tem  bolsas para oferecer aos alunos e colabora com outros parceiros para fazer com que o seu doutoramento seja o mais simples e prático possível.

Nova SBE Research Fellowships

A Nova SBE oferece aos melhores candidatos de cada ano apoio financeiro durante o seu primeiro ano de estudos. Esta bolsa de estudos tem o valor de 1164€ mensais e oferece uma redução de 90% no valor da propina. 

Para os anos seguintes, os alunos devem ativamente procurar garantir o financiamento necessário à sua progressão e dedicação ao ciclo de estudos através de candidaturas a bolsas oferecidas por Fundações (ex: FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia ou EUTOPIA), projetos de investigações, ou outras fontes.

Propinas

O valor da propina é de 3000 euros por ano letivo (1500 euros por semestre académico). 

Os alunos a quem é atribuída a Bolsa de Investigação Nova SBE têm uma redução de 90% no valor da propina durante o seu primeiro ano.  Nos anos seguintes a redução no valor total da propina pode chegar aos 90% dependendo do mérito académico demonstrado. O mérito académico do aluno será definido com base na análise da sua prestação em relação aos requisitos do Programa de Doutoramento em cada ano.

Contacte-nos

Esclareça todas as questões

A sua futura carreira está à sua espera na Nova SBE. Deixe-nos ajudá-lo a alcançar os seus sonhos. O gabinete de investigação (Research Office) terá todo o gosto em responder a quaisquer questões que possa ter sobre a experiência de estudar no programa de doutoramento na Nova SBE.

Quinta-feira, das 10h00 às 17h00.

Telefone: (+351) 213 802 712

E-mailphd@novasbe.pt

Candidaturas a doutoramento

As candidaturas estarão disponíveis de 1 de novembro até dia 31 de janeiro.

Oportunidades de trabalho

Os alunos admitidos no programa podem exercer funções como professores assistentes convidados. Os alunos com bolsa FCT podem ter uma carga laboral de, no máximo, 25 % de um contrato a tempo inteiro (cerca de 375€/mês).

A Nova SBE tem vários projetos de investigação para os quais abrem frequentemente vagas para bolsas de investigação. Todas as posições são publicadas no site EraCareers e cada anúncio tem critérios específicos.

Outras Bolsas de Investigação

O concurso de bolsas da FCT apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor.

  • Submissão das candidaturas: Entre março e abril
  • Resultados: Entre agosto e setembro (preliminares)/outubro-novembro (finais)
  • Duração: Um a quatro anos

Saiba mais. Procurar: Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento

A Universidade NOVA de Lisboa é membro, juntamente com  outras 10 universidades europeias, da Aliança EUTOPIA. Projetos de doutoramento de elevada excelência académica, e onde seja prevista a co-supervisão por professores da rede de universidades EUTOPIA, podem concorrer a financiamento ao abrigo do Programa de Doutoramento em cotutela EUTOPIA. O Programa oferece bolsas com duração máxima de 3 a 4 anos, dependendo da duração do ciclo de estudos em cada universidade parceira. As candidaturas deverão ser coordenadas com o orientador interno aquando da aceitação no programa de doutoramento.

  • Período de candidaturas: Março
  • Duração:  2-4 anos

Mais informação disponível aqui.

O programa de bolsas de doutoramento INPhINIT ”la Caixa” tem como objetivo atrair investigadores científicos em início de percurso – de qualquer nacionalidade – que pretendam prosseguir os seus estudos de doutoramento em território espanhol ou português. Financiado pela Fundação ”la Caixa”, pretende apoiar os melhores talentos científicos e promover investigação inovadora de grande qualidade em Espanha e Portugal ao recrutar alunos internacionais de topo para conduzir investigação de excelência.

  • Submissão das candidaturas: fevereiro
  • Duração: Três anos

Saiba mais.

O programa de bolsas de estudo da Fundação Oriente tem como principais objectivos incentivar a investigação na área de ciências sociais e humanas em temas relacionados com o Extremo Oriente. Pretende promover o intercâmbio científico entre universidades e as comunidades científicas portuguesas e orientais, o conhecimento e o aperfeiçoamento da língua e cultura portuguesas e das línguas e culturas orientais e proporcionar o aperfeiçoamento artístico. Quer ainda contribuir com a formação de quadros através da concessão de bolsas para a frequência de cursos superiores a alunos orientais de grande potencial e fracos recursos económicos e facultar cesso à formação média e profissionalizante.

  • Submissão das candidaturas: Janeiro
  •  Duração: 12 meses (renovável)

Saiba mais.

Este programa de colaboração entre o meio académico e o Grupo Jerónimo Martins tem como objetivo o desenvolvimento de abordagens novas e relevantes para o setor do retalho alimentar através da elaboração de dissertações de mestrado ou teses de doutoramento.

  • Submissão das candidaturas: A qualquer momento do ano letivo

Saiba mais.

A atribuição destas bolsas pretende estimular a investigação e a valorização dos recursos humanos. É dirigida a membros da comunidade armênia.

Saiba mais.

Este programa de bolsas dirige-se a alunos nacionais (residentes) de países com os quais Portugal mantenha relações bilaterais de cooperação e pretendam aceder e ingressar em estabelecimentos de ensino superior em Portugal.

  • Submissão das candidaturas: Dezembro
  • Duração: 12 meses (renovável)

Saiba mais.