O Peer2Peer é um programa de preparação para o mercado de trabalho que, através de uma dinâmica em pares entre um aluno universitário e uma pessoa com deficiência à procura de trabalho, assume também como objetivo proporcionar uma experiência de encontro entre duas realidades diferentes.
Através deste programa, ambos os participantes beneficiam da oportunidade de conhecer um mundo diferente do seu e aprendem a lidar com o mesmo, superando o medo do desconhecido e sendo surpreendidos pelas capacidades (muitas vezes inesperadas) de cada um.
O Peer2Peer ajuda também a sensibilizar as gerações mais novas – os futuros líderes – para a necessidade de se criar uma comunidade mais inclusiva, formando para a importância e o valor acrescentado da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Este programa oferece ainda, aos alunos universitários, a oportunidade de contactarem com a realidade da deficiência e quebrarem possíveis preconceitos sobre a mesma.
O programa decorre durante onze semanas, com sessões semanais, compostas por workshops e sessões One2One (de um para um), nas quais os pares trabalham em conjunto temas como a identificação de capacidades próprias, interesses e metas pessoais, o conhecimento do mercado de trabalho, o desenvolvimento de ferramentas – como o Curriculum Vitae (CV), ou o Perfil de Capacidades (PC) – e a preparação e simulação de entrevistas de trabalho com empresas de recrutamento e seleção. Paralelamente, ao longo de todo o programa, os pares vão desenvolvendo relações de amizade entre si, o que leva a um sentido de pertença e espírito de grupo bastante positivos.
O projeto-piloto do Peer2Peer foi desenvolvido pelo ICF em 2018, no âmbito do tema da empregabilidade, e foi dirigido a alunos da Nova SBE e a pessoas com deficiência do Município de Cascais, que queriam preparar-se para se candidatarem ao mercado de trabalho. Após o sucesso da 1ª edição (piloto), dois alunos participantes da edição piloto foram convidados pelo ICF a coordenar o desenvolvimento da 2ª edição do Peer2Peer na Nova SBE, em conjunto a equipa de Carreiras.
Em 2021, deu-se início à expansão do Peer2Peer para novas Faculdades.
Depois de duas edições bem sucedidas na Nova SBE, o ICF quis levar este projeto a mais pessoas com deficiência e a mais alunos universitários. Para tal, o ICF pensou numa estrutura que permitisse fazer o projeto crescer e tornar-se sustentável: a criação de uma equipa de Coordenação Nacional, com a missão de escalar o Peer2Peer para novas faculdades; e diferentes equipas de Project Managers (uma equipa por faculdade), que coordenam o desenvolimento das edições locais e reportam diretamente aos Coordenadores Nacionais.

Assim, em 2022, para além da Nova SBE, o Peer2Peer foi pela primeira vez implementado na Nova School of Law, na Nova Medical School e na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Esta expansão foi conseguida graças à excelente coordenação da Conceição Castro e Almeida e do Francisco Lamy, Coordenadores Nacionais do Peer2Peer em 2022.
Em 2023, o Peer2Peer expandiu para o Porto. À Nova SBE, à Nova School of Law e à Nova Medical School, juntou-se ao projeto a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob a Coordenação Nacional da Luísa Azancot e do Miguel Leal.
Com o objetivo de impactar a vida de cada vez mais jovens - com e sem deficiência - o Peer2Peer procura crescer todos os anos para novas Faculdades.
Se quiser saber mais sobre como pode participar no programa ou como levá-lo a uma nova faculdade, por favor contacte a coordenação do Peer2Peer através do p2p.geral@outlook.pt.