Labs, Hubs & Fóruns

Inclusive Community Forum

Educação

Jornada para a capacitação

A Jornada para a Capacitação é o conjunto das iniciativas que surgiram nos Inclusion LABs como resposta aos desafios identificados no tema da educação.

Tem como objetivo possibilitar uma melhor transição das pessoas com deficiência para a vida ativa ao preparar as instituições de ensino para uma maior inclusão, nomeadamente capacitando os seus docentes para experiências de aprendizagem mais ricas; reduzindo a distância a que as empresas se encontram da formação que é dada; e dotando os alunos com deficiência de formações e experiências que vão ao encontro das suas principais necessidades.

Educação

Descubra mais sobre os projectos do ICF no âmbito da educação:

As Iniciativas

O projeto “Ensinar Aprendendo” tem como objetivo capacitar os docentes para prepararem os seus alunos com deficiência para a vida ativa e fá-lo através da execução de metodologias de aprendizagem ativa em contexto de sala de aula.

Através do desenvolvimento de sessões, e durante o decorrer natural de uma aula, técnicos de educação especial dão apoio e estratégias aos docentes nos pontos que indicaram ter maior dificuldade em relação a determinados alunos, tornando os docentes cada vez mais autónomos na capacitação dos seus alunos. 

O projeto “ComPIT” pretende promover experiências vocacionais no âmbito do Plano Individual de Transição (PIT). Através do desenvolvimento e utilização de uma plataforma, tem como objetivo ligar empresas interessadas em receber alunos para estágios PIT e alunos PIT interessados em ter uma experiência nestas empresas.

A plataforma pretende fazer uma correspondência automática entre a empresa e o aluno. Para tal, tanto as empresas como as escolas inscrevem-se na plataforma e detalham as funções em aberto e os perfis dos alunos para PIT.

Deste modo, completando estes estágios nas empresas, os jovens são expostos a realidades diferentes e exigentes, o que resulta numa capacitação mais alinhada com o que o mercado de trabalho lhes exige.

Visite a página de LinkedIn do ComPIT para acompanhar as evoluções do projeto e inscrever-se na plataforma, caso seja uma empresa interessada em receber alunos em estágio de PIT, ou uma escola com alunos de PIT à procura de estágios.

Como forma de desenvolver as competências sociais das pessoas com deficiência, surge o “Capacitar para Empregar”. Este projeto consiste em duas formações complementares em competências sociais dirigidas a pares – pessoas com deficiência e técnicos das IPSS que as acompanham. 

A primeira formação é realizada através da Plataforma + Competências, da Accenture, que garante bases essenciais relativamente a competências sociais. 

Por sua vez, a formação “Vencer no Mundo do Trabalho” consiste em três sessões presenciais, facilitadas por colaboradores do Millennium BCP, no qual as temáticas-base são aprofundadas.

Estas formações ajudam os jovens a desenvolver as competências necessárias para a vida ativa.

O projeto “Capacitar no Ensino Superior” pretende capacitar os docentes do ensino superior para a experiência de ensino a alunos com deficiência, promovendo, assim, a frequência de alunos com deficiência no ensino superior.

Este projeto assenta em duas vertentes. Por um lado, a elaboração de guias de apoio aos docentes e, por outro, a dinamização de sessões de esclarecimento, no início de cada semestre, preparando os docentes de forma cada vez melhor para o ensino de todos os seus alunos.