The Walk: a Marca de Roupa Sustentável Criada por uma Alumna de Mestrado da Nova SBE
Nova Promove | 13 março 2024 The Walk: a Marca de Roupa Sustentável Criada por uma Alumna de Mestrado da Nova SBE

Alumna do Mestrado de Gestão da Nova SBE, Catarina Pinto Ferreira agarrou a oportunidade que o programa de estudos lhe proporcionava na altura e realizou um semestre em Nova Iorque, onde teve a possibilidade de estudar e realizar um estágio em simultâneo. 

A passagem por uma empresa de relações públicas, ligada ao segmento de luxo, foi o seu primeiro passo em direção a uma área que há muito queria explorar.  

A Nova SBE teve um papel crucial no meu percurso até agora”, revelou Catarina Pinto Ferreira, à margem da sua presença num painel de debate subordinado ao tema “Crossroads of Innovation in different industries”, no âmbito da Career Fair, no passado dia 21 de fevereiro. “O facto de o Mestrado me ter dado a oportunidade de passar um semestre nos EUA, através da parceria da escola com um instituto com inúmeras ligações a empresas de diferentes setores de atividade, deu-me a oportunidade de finalmente ter experiência numa indústria que há muito ambicionava. Foi esta primeira experiência profissional, num estágio na área de buying and merchandising, que me fez perceber que era isto que eu queria fazer o resto da vida”. 

Após o estágio, Catarina decidiu investir num curso de buying e merchandising, em Londres, ao qual se seguiram alguns anos a trabalhar em consultoria. A mestre em gestão pela Nova SBE passou depois pela Hugo Boss, em Estugarda, pela About You, em Hamburgo, e regressou a Portugal em 2021 para se juntar à marca portuguesa Hey Harper. 

Mesmo admitindo que “durante muitos anos ter sido consumidora de marcas de fast fashion”, Catarina Pinto Ferreira apercebeu-se de que apesar desta indústria apresentar uma oferta diversificada, a aposta em peças de modelos variados e intemporais é pouca ou inexistente.  

Esta consciencialização, aliada a uma forte preocupação com a sustentabilidade, motivaram-na a criar a sua própria marca de roupa –The Walk.  

Na The Walk, o objetivo é trazer para o mercado o conceito de armário cápsula, que pressupõe que as peças de roupa que compõem o roupeiro têm, não só, uma alta qualidade, mas também combinam todas entre si, de forma a serem intemporais e oferecerem inúmeras combinações, reduzindo o consumo desenfreado.  

“Na área da moda as pessoas procuram estar a par das principais tendências, mas as lojas têm uma oferta tão vasta que, em certos momentos, estas sentem-se assoberbadas com tantas peças diferentes que, no fundo, nem permitem por vezes construir um ‘oufit’ completo”, explicou. No caso da The Walk, o objetivo é o oposto: “o armário cápsula ainda é um conceito pouco acolhido porque existe, ainda, a ideia errada de que este é composto por peças desinteressantes e todas iguais. É este estigma que procuro desconstruir com a minha marca, que procura trazer para cima da mesa modelos mais diferenciadores, ainda que transversais, pois o meu objetivo é conseguir diversificar, mas dentro do prático e confortável, mantendo sempre a qualidade e garantindo que todas as peças combinam entre si para inúmeras combinações”.  

O processo de planear e desenvolver a marca foi trabalhoso, mas Catarina Pinto Ferreira apoiou-se na sua experiência académica e profissional para conseguir apresentar ao mercado uma marca assente em pilares consolidados.  

“O facto de ter trabalho em empresas de diferentes setores, e diversas dimensões, deu-me a oportunidade de experienciar várias áreas de negócio, o que foi extremamente útil na hora de criar o meu próprio projeto”. Ao mesmo tempo, disse Catarina Pinto Ferreira, a aprendizagem académica na área de gestão, potenciada pelo Mestrado realizado na Nova SBE, permitiu-lhe adquirir “noções básicas das diferentes áreas que compõem um negócio e da complexidade por detrás da criação de um projeto empreendedor”. 

Catarina ambiciona agora continuar a consolidar a The Walk e encara o futuro da marca com bastante expetativa.  

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