Space for our Planet: Nova SBE Acolhe Exposição Sobre Potencialidades do Espaço
Nova Promove | 29 maio 2023 Space for our Planet: Nova SBE Acolhe Exposição Sobre Potencialidades do Espaço

A Nova SBE recebe, a partir do dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a exposição da Agência Espacial Portuguesa, Space for Our Planet, que olha para o papel que o Espaço desempenha na Agenda das Nações Unidas para 2030. Esta exposição tem como objetivo dar a conhecer a forma como o Espaço fornece soluções inovadoras e contribui para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Composto por 40 painéis informativos, com textos e fotografias, este projeto partilha testemunhos reais de académicos/as, pescadores/as, astronautas, alunos/as, professores/as ou cientistas, entre outros, incluindo o depoimento de quatro portugueses/as. Cada um dos depoimentos é apresentado pelo retrato de um dos “atores de mudança” que usa ou beneficia de tecnologia ou aplicações espaciais que permitem construir um futuro cada vez mais sustentável. 

A Space for Our Planet estende-se ainda no universo digital, através de uma plataforma online que possibilita uma experiência imersiva, com entrevistas áudio, webinars dedicados e podcasts.  

A Nova SBE acolhe este projeto numa fase de crescente investimento na inclusão de temas relacionados com Space Economy no seu portefólio académico. Além do programa internacional Space for Business, em parceria com a Agência Espacial Europeia, criado em 2021, estão previstas várias iniciativas focadas em Space Economy, desde ofertas educativas, investigação, parcerias e projetos de inovação com a indústria, tal como case-studies desenvolvidos por alunos/as e eventos, com o objectivo de amplificar a comunidade existente e trazer o Espaço para mais perto da Terra. 

Criada em 2021, a exposição já esteve presente em algumas das principais capitais mundiais, como Nova Iorque, Bruxelas ou Paris, e associada a grandes eventos estratégicos, como a Expo Dubai, chegando agora a Portugal. Depois de um mês no Terreiro do Paço, muda-se para o campus da Nova SBE, onde estará presente na Galeria Exterior, até 28 de junho. 

“Estamos entusiasmados em receber a exposição Space for Our Planet na Nova SBE.  Esta iniciativa desempenha um papel fundamental na nossa estratégia de transformar o campus da Nova SBE numa plataforma viva de conhecimento, arte e ciência, refletindo o nosso compromisso em promover interações significativas entre essas áreas, abrindo novos horizontes de descoberta e inspiração. O tema Espaço é de especial importância para a Nova SBE, que é um dos organizadores do programa internacional Space for Business, em parceria com a Agência Espacial Europeia, e por todas as iniciativas já previstas na área de Space Economy”, explica Madalena Borges de Sousa, Diretora Executiva de Community Engagement & Alumni Relations da Nova SBE 

“Esta exposição é uma forma de mostrar ao cidadão que o Espaço não é só uma fonte de inspiração e superação tecnológica, e apenas ao alcance de alguns, mas que é de todos e para todos. O Espaço e os satélites permitem-nos conhecer melhor os nossos ecossistemas e melhorar a nossa qualidade de vida na Terra, nas mais diversas áreas. Esperamos que cada pessoa que visite esta exposição possa relacionar-se com os testemunhos de quem já usa estes recursos nas suas atividades, e inspirado pelas incríveis imagens que o Espaço nos oferece do nosso Planeta”, diz Carolina Sá, gestora de projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa.  

What's happening