Depois de obter o seu diploma em Biologia em Barcelona, David juntou-se ao Jardim Botânico da Universidade de Lisboa para contribuir para desenvolvimento do projeto Natura 2000 Network em Portugal. Depois de completar essas tarefas, e na condição de investigador da Universidade de Lisboa, ele teve a oportunidade de participar numa série de projetos relacionados com a construção da barragem do Alqueva.
Em 2007, David juntou-se à Universidad Politécnica de Madrid (Spain) como curador do banco de germoplasma, participando em vários projetos e iniciativas de conservação in situ/ex situ na Europa. Mais tarde, mudou-se para a Universidad Técnica Particular de Loja (Ecuador) na condição de Investigador Convidado (2011-2015).
Em 2016, David recebeu uma bolsa de pós-doutoramento relativo à resiliência dasespécies face às mudanças climáticas através da integração de modelação espacial eferramentas de Sequenciamento de Próxima Geração. Este projeto foi realizadoaté 2021 entre a Universidade de Lisboa e a Universidade de British Columbia,(Canadá).