A brand new chapter is on the horizon.

Highlights

Living2018

Nova SBE - Living the Future

"Living the future" é um programa de verão, com a duração de uma semana, para alunos de ensino secundário que se irão graduar em 2018, 2019 ou 2020 e que estão a pensar tirar uma licenciatura em Economia ou Gestão numa business school de topo. A Nova SBE está à vossa procura. Prontos para aceitarem este desafio?

The Lisbon Experience

The Lisbon Experience: Entrepreneurship & Social Innovation aims to be an immersion exercise in which students will be able to experience the academic excellence of our faculty and the entrepreneurial ecosystem of Lisbon.

NovaSBE-OpenExecutiveMBA

The Lisbon MBA Executive 2018-20 - Inscrições abertas

As inscrições para o The Lisbon MBA Executive 2018-20 estão oficialmente abertas. Aproveite esta oportunidade.

MBA-2019

The Lisbon MBA International Full Time 2019 - Inscrições abertas

A primeira ronda de inscrições para o The Lisbon MBA International Full-Time 2019 está oficialmente aberta. Inscreva-se.

Código 1207
Disciplina Estratégia
Semestre Primeiro e Segundo
Nº de ECTS 7,5
Língua de lecionação Inglês
Pré-Requesitos Mandatory Precedence:
1100. Introdução à Microeconomia 1200. Introdução à Empresa
Regents Afonso Almeida Costa
Objetivo da Disciplina O objectivo desta cadeira é responder a esta importante (e complexa) questão. Para tal, tentaremos identificar os principais factores que levam a persistentes diferenças de performance entre empresas, usando um conjunto integrado e diverso de ferramentas e conceitos analíticos.
Iremos focar-nos em factores importantes como o papel do ambiente externo, a estrutura de indústria e concorrência; as maneiras a partir das quais as empresas podem construir uma vantagem competitiva e assim criar mais valor que a concorrência, e como as empresas podem suster uma vantagem competitiva ao longo do tempo; o papel da estratégia corporativa na definição das fronteiras de uma empresa; e a importância de alinhar estrutura e sistemas, e cultura e valores para uma execução estratégica bem sucedida.
Conteúdo Programático
  1. Introdução
  2. Estratégia competitiva: 2.1 Modelos microeconómicos de interacção estratégica: Competição em capacidade e preços; Dinâmicas competitivas 2.2 Tamanho do mercado, estrutura da indústria, e concorrência 2.3 Criação e sustentabilidade de vantagem competitiva: Criação de valor e vantagem competitiva; Estratégias para construir vantagem competitiva; Inovação de valor através de Blue Ocean Strategy; Sustentabilidade de vantagem competitiva: Mecanismos; Competição na nova economia: Criação e sustentabilidade de vantagem competitiva com externalidades de rede
  3. Estratégia corporativa: Âmbito da empresa; Crescer ou não crescer? (E como crescer?); Integração vertical
  4. Execução de estratégia: Alinhamento: Estrutura e sistemas, cultura e valores
  5. Estratégia em acção: Sessão especial: “Apresentação de um caso pelo The Boston Consulting Group”
  6. Revisão