Desenvolvimento Pessoal

Na Nova SBE, para além da formação académica, apostamos no desenvolvimento integral do aluno, como pessoa e cidadão. Essa perspetiva holística envolve:

  • Formação Internacional
  • Responsabilidade Social
  • Integração Académica e Social
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Formação Internacional

Atualmente, os recém-graduados que iniciam a vida profissional têm uma probabilidade cada vez mais elevada de vir a interagir com clientes, fornecedores e outros parceiros não nacionais, ou mesmo de vir a trabalhar num país estrangeiro.

Para desenvolver nos alunos uma visão internacional as Licenciaturas da Nova SBE têm um requisito de internacionalização que pode assumir vários formatos:

  • Estadia em universidades estrangeiras ao abrigo dos protocolos de intercâmbio existentes (ex. Erasmus)
  • Estágios em empresas no estrangeiro
  • Frequência de cursos oferecidos por faculdades estrangeiras
  • Aprovação em disciplinas que incidem sobre conteúdos internacionais, oferecidas pela Nova SBE

Responsabilidade Social

Numa sociedade cada vez mais globalizada, a Faculdade reconhece a importância de reforçar a responsabilidade social dos seus alunos e o envolvimento com a Comunidade.

Comunidade NOVA - programa de voluntariado

O Programa de Voluntariado Comunidade NOVA traduz o conceito de aprendizagem integral contemplando as vertentes académica, pessoal e de cidadania.
Ao conjugar a aprendizagem teórica com a aprendizagem prática e extracurricular, contribui para o desenvolvimento pessoal ativo do aluno e para o seu envolvimento na sociedade civil.
Com a prática do voluntariado, o aluno tem a oportunidade de aplicar na prática alguns dos conhecimentos adquiridos e desenvolver as suas competências em projetos muito diversificados e enriquecedores que incluem, por exemplo, apoio pedagógico aos alunos dos níveis básico e secundário, colaboração na execução e implementação de projetos em curso nas organizações da sociedade civil, apoio na logística e planeamento de Associações, literacia financeira a idosos, entre outros.

Integração Académica e Social

Estamos conscientes de que a passagem para a Universidade constitui uma etapa desafiante, quer em termos académicos, quer em termos sociais.
Para apoiar os alunos neste novo ciclo das suas vidas, a Nova SBE criou alguns programas no âmbito do Gabinete de Desenvolvimento do Aluno:

PAIAS – Programa de Apoio à Integração Académica e Social

Tem como objetivo facilitar a integração dos alunos recém-chegados à Nova SBE nas vertentes académica e social.
No início do ano letivo, durante a NOVA Descoberta – o evento de receção aos alunos recém-chegados – é atribuído a cada novo aluno um tutor, aluno do 2º ou 3º ano, que tem como missão acolher e apoiar o novo colega ao longo do ano letivo.
Com este programa pretende-se valorizar a Universidade como um espaço de entreajuda para a aprendizagem, bem como de interação social, cultural e recreativa.

REBOOT

Este programa pretende suavizar a adaptação a novas exigências e desafios por parte dos alunos recém-chegados ao ensino superior e encontrar respostas que se coadunem com cada estudante.
O Reboot integra um módulo de Métodos e Técnicas de estudo que compreende temas tais como, motivação; auto-eficácia; gestão de tempo; organização de estudo; execução de trabalhos de grupo, entre outros.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Apostamos no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos. Para tal, damos especial atenção ao aperfeiçoamento das suas capacidades analíticas, de comunicação, de negociação e de trabalho em equipa, através da realização de Módulos de Desenvolvimento Pessoal e de Competências Interpessoais. 
A Nova SBE apoia também os alunos relativamente a questões individuais que possam surgir durante o curso, bem como a questões relativas ao seu processo de decisão pessoal e de carreira, abordando temas como a continuidade de estudos versus a integração no mercado de trabalho, apoiando os alunos na obtenção de estágios de verão e, no caso de assim o desejarem, na integração no mercado de trabalho.