Luís Almeida Costa
Luís Almeida Costa
Professor Catedrático
Vice-Presidente @ Conselho de Faculdade Nova SBE

Luís Almeida Costa tem desenvolvido, ao longo de mais de três décadas, uma carreira dedicada ao pensamento estratégico e à prática da negociação em contextos de elevada complexidade. 

É regularmente chamado a apoiar equipas executivas e decisores públicos em processos críticos de formulação estratégica, reestruturação de negócios ou resolução de impasses negociais de elevado impacto. 

O seu trabalho de investigação, ensino, e consultoria tem-se centrado nas áreas da Estratégia e da Negociação. Recebeu diversos prémios internacionais de ensino em várias instituições onde lecionou.  

Foi responsável por numerosos projetos de consultoria e conduziu centenas de seminários e programas para executivos, para empresas e entidades públicas, em países tão diversos como Alemanha, Angola, Brasil, Emirados Árabes Unidos, India, e Singapura, entre outros. 

Na Nova SBE, é também membro do Conselho de Curadores da Fundação Alfredo de Sousa e administrador não executivo do Nova Forum. 

Colabora com o INSEAD, onde tem lecionado extensamente ao longo dos últimos 20 anos, e com a Solvay Brussels School of Economics and Management (Université Libre de Bruxelles). Lecionou no IMD durante quase 10 anos, tendo criado e dirigido o programa para executivos “Negotiating for Value Creation”. 

A sua metodologia de ensino combina simulações imersivas, estudos de caso baseados em projetos reais e frameworks analíticos aplicáveis à realidade das organizações. Foca-se no desenvolvimento de competências críticas de diagnóstico, influência e decisão sob pressão, num ambiente de aprendizagem exigente e intelectualmente rigoroso.

É autor de múltiplas publicações em reputadas revistas científicas internacionais, tais como o Strategic Management Journal, o Strategy Science, o Journal of Economics and Management Strategy, o Journal of Business, o International Journal of Industrial Organization e o Organization Studies.   

Foi distinguido com o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Luís Almeida Costa acredita que estratégias bem fundamentadas e negociações conduzidas com método e clareza são fatores decisivos para a legitimidade, sustentabilidade e vantagem competitiva das organizações.

Doutorado e mestre em Gestão de Empresas pelo INSEAD, Luís Almeida Costa é licenciado em Economia pela Católica Lisbon School of Business and Economics.