Métodos de aprendizagem da leitura - podcast na TSF
Notícias | 02 dezembro 2022 Métodos de aprendizagem da leitura - podcast na TSF

Antes da pandemia, estimava-se que cerca de 20% dos jovens em Portugal tinham dificuldades de leitura – um valor equivalente ao da média da OCDE para os adultos e preocupante, se tivermos em conta que uma leitura pouco fluente compromete a compreensão e, consequentemente, a concretização das atividades mais simples de um dia-a-dia em sociedade. A pandemia terá agravado esta situação, com as limitações inerentes ao ensino à distância e ao uso de máscaras por parte dos professores.

Toda a aprendizagem escolar está assente em boas capacidades de leitura, que se tornam difíceis de recuperar quando não tenham sido adquiridas até aos dez anos de idade.

É com estes dados em mente que Nuno Crato e Pedro Freitas conversam, no podcast Educar tem Ciência, sobre os métodos de ensino da leitura aplicados em Portugal, para identificarem aquele que se revelou ser o mais eficiente. Debruçam-se ainda sobre os cinco passos essenciais para uma aprendizagem completa da leitura e sobre o que fazer para remediar as atuais dificuldades de leitura de crianças e jovens.

Num tema para o qual já contribuem disciplinas como a psicologia, as ciências da educação e as ciências cognitivas, a economia da educação contribui com métodos quantitativos e estatísticos que permitem avaliar o impacto dos diferentes métodos nos resultados e na aprendizagem dos alunos.

Oiça aqui o episódio (procurar o episódio de 2 de dezembro).