Portugal foi o único país da OCDE a registar uma trajetória positiva consistente nos resultados do PISA desde a sua primeira edição, em 2000, até à penúltima, em 2018. No PISA 2022 a tendência mudou, tendo a queda dos resultados portugueses sido maior que a da média europeia.
Perante a necessidade de se refletir sobre medidas concretas que melhorem as aprendizagens dos alunos portugueses, realizou-se, no município de Cascais, a 23 de fevereiro e 2 de março, o seminário “Construindo o Futuro: PISA e as perspetivas da investigação sobre a educação escolar e a educação na infância”.
Ana Balcão Reis, Diretora Científica do Centro de Economia da Educação da Nova SBE, participou como oradora na Mesa-Redonda “Reflexão sobre os resultados PISA em Portugal”.
Na sua apresentação, a investigadora focou-se no facto de Portugal ter sido o país da OCDE com um maior aumento de alunos imigrantes (7% em 2018 para 11% em 2022) tendo, ainda assim, uma percentagem ligeiramente menor do que a média da OCDE. Destacou também o facto de, no Concelho de Cascais, estas percentagens serem mais elevadas.
Os alunos imigrantes têm uma média de resultados a Matemática 32 pontos percentuais mais baixa que os alunos não imigrantes (25 pontos mais baixa se retirarmos a influência do seu perfil socioeconómico) e, a Leitura, uma média 22 pontos percentuais mais baixa (15 pontos retirando a influência do perfil socioeconómico).
Por este motivo, refere Ana Balcão Reis, o desenvolvimento de estratégias de integração dos alunos imigrantes no sistema de ensino nacional será um dos aspetos a ter em conta para que as aprendizagens de todos os alunos – imigrantes e não imigrantes – possam ser beneficiadas.
Ainda nesta Mesa-Redonda, João Marôco olhou para a evolução dos resultados PISA desde 2000 e Alexandre Homem Cristo focou os aspectos de desigualdade, o aumento de alunos com baixo desempenho e a queda de alunos com alto desempenho no PISA 2022.
Este seminário foi promovido Câmara Municipal de Cascais e pela Associação dos Profissionais de Educação de Infância e realizou-se no Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana.