Programa Intensivo

Gestão Aplicada de Projetos

Gestão Aplicada de Projetos

Estruturar a gestão de projetos numa perspetiva integradora

O elevado grau de mudança e incerteza em que vivemos hoje, exige uma preparação e planeamento cada vez mais robustos, aliados a um nível ponderado de flexibilidade. A estratégia e os objetivos delineados, quer pela organização, quer pelo indivíduo exigem um planeamento base que só pode ser cumprido com as ferramentas adequadas de gestão de projetos.

O programa Gestão Aplicada de Projetos oferece uma análise focada na avaliação, governação e gestão de projetos, que confere um contínuo desenvolvimento de competências, assim como a aquisição de conhecimentos, ferramentas e técnicas fundamentais para uma gestão de projetos eficaz e eficiente.

Data

26 e 27 de junho de 2025

Duração

2 dias

Investimento

1.400€

Formato

Presencial
Das 9h às 17h

Idioma

Português

Local

Carcavelos, Portugal

Razões para escolher este programa

PARA SI

  • Analisar todas as interações e dinâmicas que a gestão de projetos exige
  • Adquirir as ferramentas necessárias para a gestão de projetos
  • Discutir e aplicar as várias fases de planeamento e gestão de projetos

PARA A SUA ORGANIZAÇÃO

  •  Estudar os principais racionais de gestão de projetos e a sua ligação à estratégia da empresa
  • Aplicar na prática a gestão de projetos à realidade da organização
  • Discutir o impacto da gestão de projetos nos objetivos da organização
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Perfil do participante

  • Gestores e decisores que participem ou tenham a seu cargo projetos
  • Gestores e decisores que pretendam adquirir ferramentas de gestão de projetos
  • Profissionais para quem seja essencial perceber os benefícios decorrentes da gestão de e por projetos
  • Todos os potenciais interessados no tema, com ou sem conhecimento na gestão de projetos, que pretendam aplicar na sua vida profissional e/ou pessoal
O programa ajudou-me, essencialmente, a sistematizar melhor as várias tarefas, projetos e processos em que estou envolvido. Terá seguramente reflexos porque me sinto mais habilitado a liderar projetos, encontrando-me empenhado em aprofundar leituras sobre os temas abordados.

Alexandre Pereira
Diretor de Informação @ Federação Portuguesa de Futebol

Na BPI Vida e Pensões consideramos a gestão de projetos uma ferramenta fundamental do nosso dia a dia. Permite-nos manter disciplina e coordenação permanentes e ganhar agilidade para um processo de transformação que queremos que seja contínuo. Frequentámos o curso de Gestão Aplicada de Projetos em equipa, o que nos permitiu ganhar uma visão em conjunto e discutir implicações práticas do dia a dia. Continuaremos seguramente a investir nesta formação.

Isabel Castelo Branco
CEO @ BPI Vida e Pensões 

O curso veio colmatar uma falta importante que eu sentia ao nível da resolução de problemas e do potencial da mudança, nomeadamente em contexto de projeto. Com esta formação reforcei rapidamente competências que considero essenciais para o desempenho da minha atividade profissional.

Ana Conceição Pipa
Gestora de Projetos da Administração Pública @ eSPap (arranjou emprego na área após a conclusão do curso)

O Programa

Num formato intensivo, o programa apresenta uma learning journey que integra todas as etapas da análise e gestão de um projeto, desde o desenvolvimento, implementação e finalização do mesmo.

A natureza do scope e do contexto do projeto
  • Definir claramente os objetivos, limites e entregáveis do projeto
  •  Compreender o enquadramento organizacional e estratégico em que o projeto se insere
As atividades do gestor do projeto
  • Garantir a coordenação eficaz de tempo, custo e qualidade
  • Monitorizar riscos, comunicações e recursos de forma integrada
Os stakeholders e o seu impacto no projeto
  • Identificar as partes interessadas e as suas expectativas
  • Gerir influências, resistências e contributos ao longo do ciclo de vida
O ciclo de vida do projeto
  • Explorar as fases desde o arranque até ao encerramento
  • Adaptar o ciclo ao tipo e complexidade do projeto
O planeamento do projeto
  • Construir um plano realista e alinhado com os objetivos
  • Integrar cronograma, orçamento, recursos e riscos num plano coerente
A liderança das equipas no projeto
  • Promover coesão, autonomia e compromisso na equipa
  • Ajustar estilos de liderança às fases e desafios do projeto
O impacto das questões comportamentais no projeto
  • A gestão de expectativas
  • Assegurar o ciclo emocional do projeto
A comunicação do projeto
  • Assegurar fluidez, clareza e adequação nas trocas de informação
  • Definir canais, frequências e conteúdos críticos para o sucesso
A motivação para o projeto
  • Identificar fatores de motivação intrínsecos 
    e extrínsecos
  • Aplicar práticas que promovam o empenho 
    e a superação
A resolução de conflitos no projeto
  • Reconhecer as causas mais comuns de conflito em projetos
  • Aplicar estratégias construtivas para resolução eficaz
A avaliação das competências do gestor do projeto
  • Identificar competências técnicas, relacionais e de liderança
  • Utilizar ferramentas para auto-avaliação 
    e desenvolvimento contínuo
O controlo do projeto e da finalização do projeto
  • Monitorização do progresso, gerir desvios 
    e assegurar entregas
  • Encerrar formalmente o projeto e captar as lições aprendidas

Direção Académica

Processo de Candidatura

  1. Preenchimento do formulário
  2. Comunicação de aceitação em 72h
  3. Finalização da candidatura com o Program Advisor

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