Programa Intensivo

Fusões, Aquisições e Reestruturações

Maximizar valor nas dinâmicas de processos de fusão, aquisição e reestruturação

O contexto atual faz emergir mais oportunidades de fusões, aquisições e reestruturações, para empresas de todos os setores e atividades ganharem vantagens competitivas no mercado através de operações desta natureza. Para potenciar ao máximo o valor que se pode obter destes, as lideranças dos negócios devem considerar um vasto conjunto de variáveis para executar os planos de forma a obter o melhor resultado possível.

O programa Fusões, Aquisições e Reestruturações prepara os participantes para analisar estes processos, numa perspetiva prática e capacita-os para lidar com a complexidade de processos desta natureza, colocando-os numa posição de vantagem competitiva.

Data

21, 22 e 23 de maio e 4, 5 e 6 de junho de 2025

Duração

6 dias

Investimento

3.100€

Formato

Presencial
Das 9h às 17h

Idioma

Português

Local

Carcavelos, Portugal

Razões para escolher este programa

PARA SI

  • Discussão das fontes de vantagem competitiva da empresa, das determinantes do seu valor, da criação e destruição de valor em processos de fusão, aquisição, desinvestimento e spin-off
  • Aspetos financeiros associados e técnicas de negociação de preço e outras condições

PARA A SUA ORGANIZAÇÃO

  • Análise, numa perspetiva prática, dos processos de reestruturação empresarial
  • Discussão das alavancas de criação de valor em processos de reestruturação em insolvência
  • Análise dos fundamentos estratégicos, financeiros e organizacionais destas operações, recorrendo a uma abordagem prática
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Perfil do participante

  • Empresários e empreendedores
  • Gestores de topo
  • Gestores financeiros
  • Gestores de unidades de negócio
  • Quadros técnicos

O Programa

O programa Fusões, Aquisições e Reestruturações tem uma orientação de natureza essencialmente aplicada, com recurso extensivo à utilização de case-studies, cobrindo, ao longo de 12 sessões, um conjunto de dimensões críticas para operações desta complexidade.

Valor e Avaliação: Quanto vale a empresa?

  • Determinantes e métodos de avaliação da empresa
  • Análise e aplicabilidade dos múltiplos de mercado
  • Adaptação da avaliação a diferentes situações

Fronteiras da Organização: Em que mercados deve a empresa operar?

  • Novos mercados e oportunidades disruptivas de criação de valor
  • Maximizar do potencial de criação de valor das empresas
  • Decisões estratégicas que derminem as fronteiras da organização e o mercado em que opera  

 Avaliação de Fusões e Aquisições: Quais as alavancas de criação de valor na aquisição?

  • Ganhos das fusões e aquisições 
  • Medição de sinergias e avaliação das operações 
    de concentração (numa ótica de criação de valor)
  • Formas de pagamento, financiamento e alinhamento de Incentivo
  • Problemas de incentivos na relação de advising 
    e o papel dos bancos de investimento  

Fatores Críticos de Sucesso em Fusões e Aquisições: Quais as determinantes do sucesso em fusões e aquisições?

Relação entre os vários fatores críticos de sucesso associados aos processos de pré e pós-fusão:

  • Adequação estratégica, financeira e cultural
  • Importância da comunicação
  • Gestão da negociação, comunicação e coordenação da implementação
  • Estratégias de integração e gestão das diferenças culturais
  • Rapidez de implementação
  • Gestão de diferenças culturais  

 O Processo de Due Diligence: Como validar a informação e fundamentar as alavancas de criação de valor?

  • Due Dilligence Financeiro
  • Due Diligence Comercial

Implementação: Como implementar a fusão, evitar as dissonâncias e capturar o valor?

  • Da tese de investimento à estratégia de integração
  • Fatores críticos de sucesso: valor, pessoas, cultura e processos 

O Processo de Transição: Como gerir o processo de transação para maximizar valor e garantir eficiência em cada etapa?

  • Preparação pré-negociação
  • Partes envolvidas no processo
  • Marketing materials
  • Sell-side mandate & Buy-side mandate
  • Como criar valor através da estruturação do processo 

Aspetos Fiscais: Como identificar e gerir os principais impactos fiscais em fusões, aquisições e reestruturações para otimizar valor e garantir conformidade?

  • Impacto fiscal em transações: tributação, deduções e isenções
  • Principais impostos aplicáveis
  • Planeamento fiscal e compliance em M&A 

Aspetos Legais e Contratuais: Como acautelar os seus interesses da empresa por via contratual?

  • Breve análise do enquadramento legal relevante
  • Análise dos aspetos práticos mais importantes ao nível do processo negocial
  • Aspetos contratuais mais importantes a salvaguardar, quer do lado do vendedor, quer do comprador

Leveraged Buy Outs: O que são os Leveraged Buy Outs e o que pretendem as empresas de Private Equity?

  • Estrutura e funcionamento do setor
  • Estratégias de criação de retorno e avaliação dos alvos
  • Os private equity players como potenciais parceiros de crescimento do negócio
  • Financiamento, alinhamento de interesses e mecanismos de saída 

Reestruturação em Contexto de Insolvência: Como reestruturar empresas em contexto de insolvência de forma a maximizar o seu valor?

  • Processos de reestruturação: extrajudiciais e em contexto de insolvência
  • Elementos fundamentais de um plano de reestruturação e táticas de negociação
  • Fundos de investimento em empresas insolventes: objetivos e funções

Desinvestimentos e Alienações: O que são Spin-Offs e IPO’s? O que é o desconto de conglomerado?

  • Problemas de conglomeração e a evidência sobre desconto de conglomerado
  • Diferentes formas de desinvestimento (venda pura, a listagem em bolsa via equity carve-out e spin-off)
  • Vantagens e inconvenientes da opção pela abertura de capital em bolsa (IPO)

Direção Académica

Paulo Soares de Pinho
Professor Associado @ Nova SBE

Invited Experts

João Diogo Pinto 
Partner @ Deloitte 
 
Vítor Pereira das Neves
Partner @ Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados
 
Francisco Montenegro 
Partner @ Bain & Company 

Corpo docente

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Saiba mais

Processo de Candidatura

  1. Preenchimento do formulário
  2. Comunicação de aceitação em 72h
  3. Finalização da candidatura com o Program Advisor

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(+351) 910 123 637

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