Duarte Pitta Ferraz é professor de Governance & Banking na Nova School of Business & Economics - Executive Education, professor convidado na Nottingham Business School e Managing Partner da IVENS Governance Advisors. Coautor do livro "Manual de Corporate Governance - Teoria e Prática para Estudiosos, Diretores Executivos e Não-Executivos" (2022).
É doutorado em Administração Empresarial pela Nottingham Business School (Reino Unido), tendo habilitações (Agregação) em Ciências Políticas, com especialização em Corporate Governance e Tomada de Decisão, pela Universidade Nova de Lisboa | ISCSP, assim como licenciaturas em Direito (Universidade de Lisboa) e Contabilidade & Gestão (ISCAL). Tem qualificações de Revisor Oficial de Contas e Advogado.
Assegura cargos de Diretor Independente Não-Executivo na Cruz Vermelha de Portugal, Infraestruturas de Portugal (Conselho Fiscal e Comité de Auditoria), Grupo Manuel Champalimaud Holdings (Comité de Auditoria), Comité de Supervisão do PRR europeu - Plano de Recuperação e Resiliência do RAM e Fundação D. Luíz I (Conselho de Fundadores).
Publicou mais de 15 papers científicos, incluindo no International Journal of Disclosure and Governance, Measuring Business Excellence, Corporate Ownership & Control, IJBEX – International Journal of Business Excellence e International Journal of Business Performance Management.
Trabalhou no Banco Europeu de Investimento (Presidente do Comité de Auditoria e Comité de Ética e Conformidade, assim como Membro), é membro do Comité de Desenvolvimento Profissional Contínuo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Assessor Sénior do Presidente do Conselho Fiscal da EDP - Energias de Portugal, membro do Comité Independente de Supervisão de Privatização da TAP Air Portugal e dos CTT. Foi Membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Bankers Association for Finance and Trade (Washington, DC) e Co-presidente do seu Conselho Europeu. Foi Presidente e Membro de vários conselhos fiscais. Trabalhou para o Banco Comercial Português (20 anos), liderando várias divisões do banco como Managing Director e membro de Conselhos e Comités Executivos (Banco Millenium Grécia, Banco Millenium Angola e Banco de Desenvolvimento SOFID). É Auditor, trabalhou Deloitte (nove anos) e na Philip Morris USA (quatro anos).
Foi orador em conferências em Amesterdão, Hong-Kong, Londres, Luanda, Maputo, Japão (Osaka e Kyoto), Viena, EUA (Boston, MA, Washington, DC e Nova Iorque), e Canadá (Winnipeg and Toronto).