O pormenor que coloca Cabo Verde no topo dos destinos de África
Notícias | 11 outubro 2023 O pormenor que coloca Cabo Verde no topo dos destinos de África

A conclusão é de um estudo da Universidade Nova School of Business and Economics, que coloca também no topo destinos como África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias.

“Os extremos norte e sul do continente africano concentram os países que lideram o pódio da maior e melhor acessibilidade de dados estatísticos conseguindo apenas 6 países (Cabo Verde, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias) a pontuação mais elevada (4 na escala de 0 a 4)”, indica o documento.

Na África Ocidental, Cabo Verde lidera os países com maior e melhor acessibilidade aos dados, que são disponibilizados num portal web, seguido do Burkina Faso e Serra Leoa.

“O turismo é uma das atividades com maior potencial para acelerar o desenvolvimento nos países africanos”, considera Sérgio Guerreiro, professor adjunto da Nova SBE, e membro fundador do WiTH Africa.

Marrocos e Tunísia, na região norte, são quem regista maior acessibilidade e atualizações mais recentes enquanto na região sul o destaque vai para a África do Sul, que disponibiliza relatórios estatísticos anuais.

Na África Central, a República Centro-Africana não possui quaisquer dados de turismo, assim como o Gabão, enquanto a República Democrática do Congo revelou ter bons acessos e atualizações recentes.

No leste do continente, Tanzânia e Maurícias lideram na acessibilidade, contrariamente à Somália e ao Burundi que enfrentam inúmeros desafios na atualização de dados.