Nova SBE lança Base de Dados Social
News | 18 November 2020 Nova SBE lança Base de Dados Social

No dia 19 de novembro, a Nova SBE, em parceria com a Fundação "la Caixa" e o BPI, lança uma plataforma desenvolvida pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social.

O setor social representa um setor importante da economia portuguesa. Em 2016, a Economia Social representou 3,0% do Valor Acrescentado Bruto da economia portuguesa, segundo dados da Conta Satélite para a Economia Social. No entanto, as poucas fontes de dados disponíveis fornecem informações insuficientes e agregada, sem atualização constante, com difícil acesso e fraca usabilidade na maioria dos casos.

Através deste projeto está em curso o mapeamento de todas as organizações de impacto social Portuguesas, que terão lugar na plataforma pública e de acesso aberto – basededadossocial.pt. Aqui, as diferentes partes interessadas do setor – as próprias Organizações, os Colaboradores, os Voluntários, os Financiadores, os Investigadores, os Beneficiários, as Agências Governamentais, entre outros – poderão aceder, de forma simples e intuitiva, a informação completa e de qualidade, acerca de todo o setor social Português.

A Base de Dados Social incluirá informação sobre todas as organizações abrangidas pela Lei de Bases da Economia Social (Associações, Cooperativas, Misericórdias, etc) e empresas com foco no impacto social, com dados sobre localização georreferenciada, identificação da organização (ex.: nome, morada, contactos), governança (ex.: formato legal, órgãos sociais), atividade (ex.: área de atuação, projetos, público-alvo), impacto (ex.: número de beneficiários, prémios), finanças e recursos humanos (ex.: fontes de receitas, número de colaboradores e voluntários).

O evento de lançamento decorre no dia 19 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, e será realizado online, no formato Webinar.

What's happening