Pedro Pita Barros
Professor Catedrático

Professor Catedrático da Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa. Detentor da Cátedra BPI | Fundação la Caixa de Economia da Saúde.

Outras funções que exerce: Membro do EC Expert Panel on Effective ways of Investing in Health (por nomeação da Comissão Europeia, por concurso europeu)

Outras funções que desempenhou: Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa (2013-2017). Presidente da Associação Europeia de Economia da Saúde (2013-2016).  Membro do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2005-2006). Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Saúde (1998-2000; 2009-2010). Membro do EC Mission Board for Cancer (Comissão Europeia) (2019-2020). Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2015-2021). Membro do Conselho Nacional de Saúde (em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) (2016-2021).

Distinções: Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Medalha de Serviços Distintos, grau ouro - Ministério da Saúde.

Investigação desenvolvida nas áreas de Economia da Saúde, Regulação Económica e Políticas de Concorrência. Editor das revistas cientificas International Journal of Health Economics and Management (editor-in-chief) e Health Policy.

Consultor de entidades públicas e privadas nas áreas de economia da saúde e de política de defesa da concorrência e regulação económica.

• 1997 - Agregação, Universidade Nova de Lisboa.
  • 1993 - Doutoramento em Economia, Universidade Nova de Lisboa.
  •        Tese: Ensaios em Economia Industrial
  • 1992 - Mestrado em Economia, Universidade Nova de Lisboa.
  • 1988 - Licenciatura em Economia, Universidade Nova de Lisboa

Economia. Microeconomia. Economia da Saúde. Regulação.