Covid-19. A situação ao minuto do novo corona vírus no país e no mundo
News | 06 October 2021 Covid-19. A situação ao minuto do novo corona vírus no país e no mundo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

23h55 - EUA administraram mais de 398 mil doses de vacina contra a covid-19

O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos da América anunciou que foramadministradas até esta quarta-feira 398.675.414 doses de vacina contra a Covid-19 e distribuidas 480.427.985.

Pelo menos 216.012.495 pessoas receberam pelo menos a primeira vacina e 186.385.751 têm a vacinaçãocompleta. A contabilidade abrange tanto as vacinas da Moderna e da Pzer/BioNTech, de dose dupla, como ada Johnson&Johnson, de toma única.

23h45 - Brasil ultrapassa 21,5 milhões de casos de covid-19

Brasil regista 17.893 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2 e 530 óbitos com Covid-19 em 24h, para umtotal de praticamente 600 mil mortes (599.359) relacionadas com a Covid-19 desde o início da pandemia e 21,5milhões de casos.Vários indicadores da pandemia estão em queda do país, segundo dados ociais.

23h30 - Madeira regista dez novos casos e 13 recuperações

A Madeira registou hoje dez novos casos de covid-19 e 13 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde,referindo que o total de casos ativos no arquipélago é de 117, com sete doentes hospitalizados.

Entre os novos positivos, um foi importado da Lituânia e nove são de transmissão local, sendo que a regiãopassa a contabilizar 11.791 casos conrmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com11.599 recuperados.

A Madeira regista também um total 75 mortos associados à doença.

23h15 - PAM apoia 25 mil crianças durante a pandemia em São Tomé e Príncipe

O Programa Alimentar Mundial (PAM) está a apoiar 25 mil crianças em idade escolar inscritas no ProgramaNacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), em São Tomé e Príncipe, com nanciamento de 700 mildólares da Chellaram Foundation, foi hoje revelado.

Face ao aumento de casos de covid-19 no país o Governo de São Tomé e Príncipe impôs, em 18 de setembro,um novo Estado de Calamidade Pública e decidiu pela "suspensão das aulas no ensino público e privado, paratodos os níveis de ensino, com exceção dos infantários".

Uma semana depois da decisão do Governo, entretanto suspensa hoje com o reinício das aulas, o PAM e oPNASE começaram a distribuir cestas básicas com géneros alimentícios para apoiar cinco mil criançasvulneráveis e suas famílias durante o período de férias e o encerramento das escolas, segundo um comunicadode imprensa hoje divulgado.

22h56 - Brasil autoriza entrada de viajantes do Reino Unido, África do Sul e Índia

O Governo do Brasil voltou a autorizar a entrada por via aérea de viajantes do Reino Unido, África do Sul e Índia,após vários meses suspensa devido às novas variantes do coronavírus detetadas nesses países.

Numa edição extraordinária do Diário Ocial da União publicada na noite de terça-feira, o Brasil deu mais umpasso na exibilização das restrições à entrada de estrangeiros por via aérea no país, que continuará a exigirteste negativo -antígeno ou PCR- à covid-19, mas não admite certicado de vacinação.

22h50 - Parlamento vai ouvir Gouveia e Melo para balanço da vacinação

A Assembleia da República vai ouvir o vice-almirante Gouveia e Melo para um balanço da atividade da `taskforce ́ que coordenou a vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o presidente da Comissão eventual deacompanhamento da pandemia.

A audição do antigo coordenador da `task force ́ foi decidida hoje pela Comissão eventual para oacompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo derecuperação económica e social.

22h41 - Cabo Verde anuncia mais 52 novos infetados em 24 horas

Cabo Verde anunciou mais 52 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para37.770 o acumulado desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

22h30 - São Tomé e Príncipe com mais 20 casos e 36 recuperações em 24 horas

São Tomé e Príncipe registou mais 20 casos de infeção pelo novo coronavírus e 36 recuperações da doença nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 3.584, anunciaram hoje asautoridades.

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, o país não registouqualquer morte nas últimas 24 horas.

22h13 - Angola regista mais 11 óbitos e 553 novos casos em 24 horas

Angola registou mais 11 óbitos associados à covid-19 e 553 novos casos e 130 recuperações da doença, nasúltimas 24 horas, anunciou hoje a Direção Nacional de Saúde Pública angolana.

21h50 - França recomenda terceira dose da vacina a pessoas em contacto com vulneráveis

A Alta Autoridade de Saúde francesa recomendou hoje que a terceira dose da vacina anti-covid-19 seja tambémadministrada a quem trabalha ou está em contacto com pessoas vulneráveis ou suscetíveis de padecer de umaforma grave da doença.

“Os últimos dados conrmam a utilidade da dose de reforço para proteger de formas graves da doença efornecem elementos sobre o seu interesse para reduzir a transmissão do coronavírus”, indica a autoridade queaconselha o Governo francês.

Esta decisão surge na sequência da anunciada a 23 de agosto, na qual a instituição defendia que fosse dadauma dose de reforço a maiores de 65 anos e a outras pessoas com comorbilidades (doenças associadas) seismeses depois de terem levado a segunda dose, o que era justicado com a perda progressiva das defesascontra o vírus.

Portanto, voltarão a ser vacinados os prossionais que trabalham com pessoas frágeis, “mais expostos e commaior risco de transmitir a doença, assim como as que rodeiam pessoas imunodeprimidas” – no total, cerca de3,5 milhões de pessoas, em França.

A recomendação da Alta Autoridade de Saúde segue-se à autorização por parte da Agência Europeia doMedicamento (EMA) de dar uma dose de reforço, cujo uso pode ser denido pelos Estados-membros da UniãoEuropeia.

21h32 - Surto de covid num lar de Arouca provoca a morte a dois idosos

Estão infetadas 73 pessoas e todos estavam vacinadas. O provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que ocoronavírus entrou no lar após uma saída de utentes há duas semanas.

21h03 - Espanha regista 2.303 novos casos e 57 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 2.303 novos casos de infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério daSaúde espanhol também noticado mais 57 mortes atribuídas à doença durante este período.

O número total de casos registados no país desde o início da pandemia é de 4.969.503 e já morreram 86.678pessoas devido à doença.

20h40 - Açores avançam com dose de reforço da vacina em lares "até nal de outubro"

Os Açores estão a preparar a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 “até ao nal deoutubro”, começando pelos lares de idosos, revelou hoje à Lusa o secretário regional da Saúde e Desporto.

“O que está preparado é que essa administração seja feita com o nal do processo de vacinação da populaçãoem geral, chegando aos 85% ou percentagem inferior que garanta essa proteção, para que, no nal de outubro,se comecem a vacinar os idosos, sobretudo”, adiantou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses.

Segundo o governante, à semelhança do que aconteceu no início do processo de vacinação contra a covid-19nos Açores, esta dose de reforço deverá começar a ser administrada nos lares de idosos, passando depois paraidosos não institucionalizados e pessoas com “comorbilidades” que as tornem “mais vulneráveis”.

“Vamos replicar o que foi feito no início do processo: dar prioridade aos idosos institucionalizados e depois,progressiva e gradualmente, passar para a vacinação dos idosos não institucionalizados, até aos 65 anos”,armou.

O secretário regional da Saúde disse que será dada também prioridade “a pessoas que tenham um conjunto decomorbilidades associadas, que os tornem mais vulneráveis, de forma a protegê-los”.

20h15 - Governo moçambicano encerra praias devido a desobediência

O Governo moçambicano anunciou hoje o encerramento de algumas praias no país, devido aos “níveis dedesobediência” dos utentes face às medidas de contenção da covid-19.

Um decreto aprovado pelo Conselho de Ministros encerra um total de 18 praias por 15 dias, “tendo em conta osníveis de desobediência”, disse Filimão Suazi, porta-voz do Governo, momentos após uma reunião do órgão emMaputo.
 

Trata-se das praias da Costa do Sol e Catembe, na cidade de Maputo, Ponta do Ouro e Macaneta, na provínciade Maputo, Bilene e Xai-Xai, em Gaza, Barra, Tofo e Guinjata, na província de Inhambane, todas no sul do país.

Na zona centro, serão encerradas as praias da Ponta Gêa, Estoril e Macuti, na cidade da Beira, Zalala, na cidadede Quelimane e, no norte, as praias Fernão Veloso, na cidade de Nacala, e Wimbe, Marrenganhe, Sagal e Inos, naprovíncia de Cabo Delgado.

19h41 - Reino regista quase 40.000 novos casos em 24 horas

O Reino Unido registou 39.851 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o iníciode setembro, e 143 mortes, de acordo com os dados ociais atualizados hoje.

Na terça-feira, o Reino Unido tinha registado 166 mortes e 33.869 casos.

19h35 - Parlamento levanta parte das restrições na próxima semana, máscaras mantêm-se

A Assembleia da República vai levantar parte das restrições impostas pela pandemia de covid-19 a partir desegunda-feira, com os 230 deputados a poderem regressar ao plenário, mas mantendo-se o uso de máscaraobrigatória.

19h07 - PAN quer que pais voltem a poder acompanhar crianças nas creches

O PAN entregou um projeto no parlamento que defende a revisão da orientação da Direção-Geral da Saúde(DGS) relativamente às creches, para que os progenitores possam voltar a entrar para acompanhar as crianças.

No projeto de resolução – iniciativa sem força de lei – divulgada hoje pelo partido, o PAN recomenda aoGoverno que solicite “a revisão, com caráter de urgência, da norma da DGS número 025/2020 (atualizada a 9 desetembro de 2021) garantindo o direito inalienável das crianças à presença de gura signicativa das mesmasnos momentos de transição para os contextos educativos”.

Os deputados do Pessoas-Animais-Natureza querem que seja alterado o ponto da orientação da DGS relativo àscreches (de maio de 2020 e atualizada em setembro deste ano), que estabelece que “à chegada e saída dacreche, as crianças devem ser entregues/recebidas individualmente pelo seu encarregado de educação, oupessoa por ele designada, à porta do estabelecimento, evitando, sempre que possível, a circulação dos mesmosdentro da creche”.

Defendendo que o início do ano letivo “é frequentemente marcado por receios, expectativas, ansiedades eangústias por parte, tanto das crianças, como dos pais e encarregados de educação”, o PAN alerta que estaregra “causa enorme angústia" nos adultos, "bem como sofrimento emocional das crianças, principalmente nassituações em que estas entram pela primeira vez para um equipamento educativo, onde não foram aindaestabelecidas relações de segurança e vinculação com as novas gur as de referência”.

O PAN questiona esta norma no âmbito da pandemia de covid-19, defendendo que o país se encontra numafase “completamente diferente daquela que deu origem à atual norma” e em que “toda a sociedade portuguesacomeça a regressar a uma maior normalidade”.

“Por esta razão, não se aceita que nestas faixas etárias, onde o papel de vinculação é tão essencial, semantenha a exigência de entregar as crianças à porta do estabelecimento de educação”, salienta, criticando que“não se compreende que se desconne toda a sociedade, mas se mantenham regras e limitações tãoexcessivas na entrada das crianças em contexto educativo”.

Os deputados querem esta orientação “revista e alterada”, apontando que “é urgente”, com vista a minimizar “oimpacto desta separação num período de transição tão essencial na vida das crianças”, e apontam aauscultação de “prossionais da saúde infantil, da saúde pública e da psicologia”.

“A sociedade portuguesa demonstrou a sua capacidade para adotar os mecanismos de proteção sanitária. Ospais e encarregados de educação são os primeiros interessados em que sejam cumpridas as regras deproteção dos seus lhos; as instituições têm já bem instituídos os procedimentos de controle sanitário ecazese treinados, pelo que não existe nenhuma razão atual para manter a mesma exigência que se impunha no iníciodesta crise ou em momentos de novas vagas onde ainda não tínhamos a maior parte da população vacinada”,salientam.

Para o PAN, “todas as outras medidas de testagem dos prossionais, de higienização e demais medidascontempladas na norma são sucientes para garantir o controle do risco de infeção”.

18h37 - Pandemia acelera transição para comércio eletrónico, indica estudo

A crise da covid-19 acelerou, em quatro a cinco anos, a transição para o comércio eletrónico na Europa,especialmente no setor do retalho, revela um estudo da Euler Hermes, acionista da Companhia de Seguro deCréditos COSEC.

No Reino Unido, França, Itália, Espanha e Alemanha, os principais mercados europeus, o comércio eletrónicovariou entre os 3% e 11% das vendas de produtos de supermercado, tendo as vendas das empresas retalhistasatravés de canais digitais subido 5,3% no último ano, o dobro do aumento médio dos últimos 10 anos, segundoo estudo.

Este aumento, no entanto, pode ter impacto negativo na rentabilidade do setor, alerta a empresa no estudo, facea custos operacionais não repercutidos no preço aos consumidores, estimando que cada ponto percentual decompras transitadas para canais 'online' vai implicar perdas em vendas e em lucros na receita das empresas deretalho alimentar, equivalentes a 4% do total.

18h20 - Lacerda Sales apela a vacinação de reforço porque "é benéca, ecaz e segura"

17h55 - Moçambique com 48 novas infeções e sem óbitos pelo segundo dia consecutivo​

Moçambique registou mais 48 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mas sem registo de mortes pelosegundo dia consecutivo, anunciou hoje o Ministério da Saúde em comunicado.

Segundo o documento, o país mantém-se com 1.919 óbitos e eleva o total acumulado de infeções para 150.874,dos quais 97% recuperados.

Moçambique tem 1.304 casos ativos do coronavírus SARS-CoV-2 e, destes, 23 estão internados.

17h42 - Surto em lar de idosos em Arouca. Há 73 casos de covid-19 entre utentes e funcionários

Num lar de idosos, em Arouca, foi detetado um surto de covid-19. Nesta instituição há mais de 70 infetados,entre utentes e funcionários, e um óbito confirmado.

Estão, para já conrmados, 73 casos de covid-19 no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia em Arouca.Dos 95 utentes, 65 estão infetados. E dos 69 funcionários, há oito com teste positivo à covid-19.

Segundo apurou a RTP, dos casos positivos conrmados estão quatro pessoas internadas e um óbito, de umsenhora de 95 anos e com várias doenças associadas.

17h24 - Roménia com 331 mortes em 24 horas, o maior número desde o início da pandemia

A Roménia registou nas últimas 24 horas um total de 331 mortes provocadas por covid-19, incluindo um bebéde um ano e dois adolescentes não vacinados, o número mais elevado desde o início da pandemia, em marçode 2020.

“Do total de 331 doentes falecidos, 303 não estavam vacinados”, assinalou o comunicado que fornece obalanço diário publicado pelo Grupo de Comunicações Estratégicas, órgão do Governo que acompanha aevolução da pandemia na Roménia, onde apenas está vacinada 28% da população.

O número de internamentos hospitalares por coronavírus permanece em alta. Atualmente estão internados14.569 doentes com covid-19, mais de 1.500 dos quais nos cuidados intensivos.

17h15 - Suécia suspende vacina da Moderna para pessoas com menos de 30 anos

A Suécia anunciou hoje a suspensão "por precaução" para pessoas com menos de 30 anos da vacina contra acovid-19 da Moderna, devido ao risco de inamação do coração, sublinhando que a probabilidade de efeitosecundário é "mínima". A autoridade de saúde pública sueca (Folkhälsomyndigheten), responsável pelacampanha de vacinação, "decidiu suspender o uso da vacina Spikevax da Moderna para todos os nascidos apartir de 1991, por princípio de precaução", indicou um comunicado enviado à imprensa.

Esta decisão foi tomada "após sinais de maior risco de efeitos secundários, como inamação do miocárdio epericárdio", segundo a nota. Segundo o mesmo órgão de saúde, o risco é maior após a segunda dose e no sexomasculino.

“Mas o risco de ocorrer é mínimo, sendo um efeito colateral muito raro”, enfatizou a autoridade de saúde públicasueca.

“A miocardite e a pericardite costumam passar por conta própria, sem causar problemas duradouros, mas ossintomas devem ser avaliados por um médico”, explicou o comunicado.

Cerca de 81.000 pessoas com menos de 30 anos receberam a primeira dose da vacina da Moderna na Suécia,mas não a segunda.

16h51 - Madeira com 82% da população com vacinação completa

A Madeira atingiu os 82% da população residente com a vacinação completa contra a covid-19, tendo sidoadministradas até domingo um total de 383.103 vacinas na região, informou hoje o Governo Regional.

"Segundo os dados, recolhidos a` data 03 de outubro, através da Plataforma Nacional de Registos e Gestão deVacinas (VACINAS) 82% da população residente tem ja ́ a vacinação completa e 83% a vacinação iniciada", lê-seno boletim sobre a inoculação contra a covid-19 neste arquipélago.

O documento divulgado pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil salienta que a Madeira"aguarda a validação dos registos das vacinas realizadas a utentes recuperados de covid-19 (5.762)".

16h30 - Centro Hospitalar Tondela-Viseu retoma visitas a partir de amanhã

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) retoma as visitas aos doentes internados, que estiveramtemporariamente suspensas devido à pandemia, a partir de amanhã, dia 7 de outubro.

"No Hospital de Viseu, as visitas vão decorrer todos os dias, entre as 14h00 e as 17h00, e requerem marcaçãoprévia no horário das 11h00 às 13h00 e das 17h00 às 19h00", informou a entidade em comunicado,acrescentando que "para visitas nos Serviços de Pediatria, Neonatologia e Obstetrícia, onde vigora um regimeespecial, deverão ser contactados os prossionais desses serviços".

A instituição esclarece ainda que, cada doente pode ser visitado "apenas por uma pessoa por dia, por umperíodo de 20 minutos" e que "a presença no interior do quarto é permitida a um visitante de cada vez"."Preferencialmente, deverá ser sempre o mesmo visitante (familiar de referência), nos vários dias deinternamento do utente".

O uso da máscara vai manter-se obrigatório, tal como a apresentação do certicado digital.

16h01 - Um em cada sete doentes oncológicos falharam cirurgias no confinamento

Um em cada sete doentes oncológicos não foram submetidos a cirurgias que poderiam salvar vidas durante oconnamento total na primeira fase da pandemia, concluiu um estudo que envolveu 20.000 doentes de 61países, incluindo Portugal.

O estudo, publicado na revista The Lancet Oncology, contou com a participação de 5.000 cirurgiões eanestesistas de 61 países que analisaram dados de 15 tipos de cancro sólido mais comuns. A investigaçãoenvolveu 435 doentes oncológicos de 15 hospitais portugueses.

“Aquilo que o estudo mostra é que quanto mais restritas são as medidas de connamento maior é aprobabilidade de as cirurgias oncológicas serem adiadas, o que pode obviamente ter repercussões para aquiloque são os resultados para os doentes em termos de sobrevida a longo prazo e recorrência dos cancros”, disseà Lusa Joana Simões, médica interna de Cirurgia Geral do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que participouna investigação.

Segundo Joana Simões, doutoranda da Universidade de Birmingham, que coordenou o trabalho, entre os paísesanalisados Portugal “situava se na gama de países com medidas mais restritivas em termos de connamento”,o que signica que “terá sido dos países em que os doentes estiveram mais suscetíveis a este tipo de atrasosnas suas cirurgias oncológicas”.

“O estudo revela, do ponto de vista pragmático, que em situações com connamentos tão restritos como aqueleque foi adotado em Portugal, o adiamento de cirurgias pode ir até 15% dos doentes, ou seja, que um em cadasete doentes acaba por não conseguir ter a sua cirurgia feita durante o período em estudo”, armou JoanaSimões, sublinhando que “mesmo aqueles que são operados têm atrasos signicativos no 'timing' da cirurgia”.

Explicando que o estudo só avaliou resultados da cirurgia a curto prazo – “três a cinco meses após a decisão” -,a especialista sublinha que está descrito na literatura que “estes doentes têm maior probabilidade derecorrência dos cancros a longo prazo e de diminuição da sobrevida global”.

15h15 - Incidência por 100 mil habitantes volta a descer, transmissibilidade estabiliza

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer, xando-se agoranos 90,5 casos por 100 mil habitantes a nível nacional, e o índice de transmissibilidade (Rt) estabilizou.

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde DoutorRicardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência desceu de 94,3 para 90,5. Em Portugalcontinental, este indicador desceu dos 95,1 casos e infeção para 90,5.

O Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus -manteve os valores vericados na segunda-feira, 0,91 a nível nacional e 0,90 em Portugal continental.

Portugal mantém-se na zona verde da matriz de risco.

14h38 - Cabo Verde prevê mais do que duplicar turistas em 2022 e retomar economia

Cabo Verde espera mais do que duplicar o número de turistas que chegam ao arquipélago em 2022, invertendoa tendência de queda nos últimos dois anos por causa da pandemia da covid-19, segundo previsões doOrçamento do Estado.

Em 2020, no primeiro ano da pandemia da covid-19, Cabo Verde teve uma queda histórica na chegada deturistas de 75%, correspondendo a menos cerca de 600 mil turistas, depois de um recorde de 819 mil chegadasem 2019.

Já este ano, as previsões apontam para alguma recuperação, mas ainda com números negativos (-22%), com opaís a esperar receber apenas cerca de 300 mil turistas, recuando a números de 2005.

Mas para o próximo ano, o Governo espera um “forte aumento” do número de turistas que demandam noarquipélago, marcando o início da retoma do setor, que representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB)de Cabo Verde.

Segundo as previsões do Orçamento do Estado, em 2022 o Governo prevê mais do que duplicar o número deturistas que chegam ao arquipélago, entre 100% a 150%, em comparação com a queda deste ano.

14h04 - Portugal com 500 novos casos e quatro mortes em 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 500 casos de infeção por Covid-19, elevando o total acumulado nopaís para 1.072.537

Contam-se ainda mais quatro vítimas mortais, num total de 18.008.

Do total de novos casos no último dia, 183 foram registados no Norte do país, 42 no Centro, 158 em Lisboa eVale do Tejo, 49 no Alentejo, 46 no Algarve, 12 nos Açores e 10 na Madeira.

Segundo o mais recente boletim da DGS, deram-se nas últimas 24 horas 322 recuperações, aumentando para1.024.471 o número de recuperados da Covid-19 desde que a pandemia chegou a Portugal.

O boletim das autoridades de saúde portuguesas revela que há hoje mais três pacientes hospitalizados, numtotal de 349.

Desses, 60 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (menos dois do que na véspera).

13h49 - Um em cada sete doentes oncológicos falharam cirurgias no confinamento

Um em cada sete doentes oncológicos não foram submetidos a cirurgias que poderiam salvar vidas durante oconnamento total na primeira fase da pandemia, concluiu um estudo que envolveu 20.000 doentes de 61países, incluindo Portugal.

O estudo, publicado na revista The Lancet Oncology, contou com a participação de 5.000 cirurgiões eanestesistas de 61 países que analisaram dados de 15 tipos de cancro sólido mais comuns. A investigaçãoenvolveu 435 doentes oncológicos de 15 hospitais portugueses.

“Aquilo que o estudo mostra é que quanto mais restritas são as medidas de connamento maior é aprobabilidade de as cirurgias oncológicas serem adiadas, o que pode obviamente ter repercussões para aquiloque são os resultados para os doentes em termos de sobrevida a longo prazo e recorrência dos cancros”, disseà Lusa Joana Simões, médica interna de Cirurgia Geral do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que participouna investigação.

Segundo Joana Simões, doutoranda da Universidade de Birmingham, que coordenou o trabalho, entre os paísesanalisados Portugal “situava se na gama de países com medidas mais restritivas em termos de connamento”,o que signica que “terá sido dos países em que os doentes estiveram mais suscetíveis a este tipo de atrasosnas suas cirurgias oncológicas”.

“O estudo revela, do ponto de vista pragmático, que em situações com connamentos tão restritos como aqueleque foi adotado em Portugal, o adiamento de cirurgias pode ir até 15% dos doentes, ou seja, que um em cadasete doentes acaba por não conseguir ter a sua cirurgia feita durante o período em estudo”, armou JoanaSimões, sublinhando que “mesmo aqueles que são operados têm atrasos signicativos no 'timing' da cirurgia”.

13h31 - Suécia vai suspender a vacina da Moderna a pessoas até aos 30 anos

A decisão acontece na sequência de alguns relatos de possíveis efeitos secundários.

Em declarações ociais, a Agência de Saúde Pública sueca decidiu suspender a vacina da Moderna a todos osque nasceram a partir de 1991.

Há sinais de uma aumento do risco de efeitos secundários como miocardites e pericardites.

13h18 - Despesa deve ser absorvida para retomar trajetória pré-crise

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, alertou hoje que a pressão da despesa correntedeverá ser absorvida no futuro para que o seu peso na atividade económica retome a trajetória de 2019.

"Temos um peso da despesa - retirando todos os efeitos das medidas covid, 'one-offs', e tudo o que é nanciadopor fundos europeus - um rácio da despesa primária corrente no PIB que será, no nal deste ano, 1,8 pontospercentuais superior ao de 2019", disse Mário Centeno na conferência de imprensa de apresentação do BoletimEconómico de outubro, realizada hoje no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

Os 1,8 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB) referidos "deverão ser absorvidos se quisermosretomar a trajetória anterior à crise, naquilo que é o peso das despesas públicas na atividade económica",defendeu o governador do BdP.

Segundo Mário Centeno, aqueles 1,8 pontos percentuais estão divididos entre salários (0,8) e prestaçõessociais (1).

"O peso destas duas áreas do Estado no PIB aumentou de forma muito signicativa ao longo destes dois anos,2020 e 2021, insisto, esta tendência é normal, é expectável, aconteceu em todos os países da Europa. Trata-seagora de retomar os níveis anteriores à crise", referiu o responsável.

Anteriormente, Mário Centeno já tinha salientado que "o maior esforço de endividamento, no conjunto dos anosde 2020 e 2021, é do Estado".

13h06 - Macau já testou mais de 577 mil pessoas em nova ronda de testes em massa

Macau já testou mais de 577 mil pessoas à covid-19 na nova ronda de testes em massa, iniciada na segunda-feira, após a deteção de um infetado, tendo apurado mais de 453 mil resultados, todos negativos, foi hojeanunciado.

O território, com mais de 650 mil habitantes, está a realizar testes a toda a população pela terceira vez desde oinício da pandemia, dias depois de concluída a segunda ronda, em 28 de setembro, então com resultadosnegativos.

12h48 - Açores com 20 novos casos nas últimas 24 horas

Os Açores registaram 20 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos na ilha de São Miguel, e10 destas infeções foram detetadas em tripulantes de um navio, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No boletim diário, aquela entidade esclarece que “dois dos novos casos resultam do rastreio em massa nasescolas e oito são em contexto de transmissão comunitária”.

Dez casos positivos resultam “de rastreio efetuado à chegada a tripulantes de um navio, por um prossional desaúde, com testes rápidos de antigénio”, acrescenta.

Os diagnósticos efetuados nas últimas 24 horas foram, assim, resultantes de 540 análises em laboratórioconvencionado e 10 testes rápidos de antigénio, esclarece a Autoridade.

“Por concelhos, há 17 novos casos em Ponta Delgada, um no concelho da Ribeira Grande e dois no concelho doNordeste”, indica.

Estão hoje internados no arquipélago 13 doentes, dois dos quais em cuidados intensivos.

12h05 - Pandemia já matou pelo menos 4.813.581 pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.813.581 pessoas em todo o mundo desde o nal dedezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontesociais.

Mais de 235.767.340 casos de infeção foram ocialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

Os números são baseados em relatórios diários realizados pelas autoridades de saúde de cada país até às11:00 de Lisboa e excluem revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha eReino Unido.

11h46 - Surto no lar da Misericórida de Arouca com 65 infetados e uma morte

Um surto de covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Arouca provocou uma morte e 65 infetados entreutentes e funcionários, revelou hoje fonte das autoridades de saúde à agência Lusa indicando que cinco dessaspessoas estão internadas no Hospital São Sebastião.

O contágio foi detetado na segunda-feira no lar de idosos dessa Misericórdia do distrito de Aveiro, no qual ageneralidade de utentes e funcionários já estava vacinada.

Segundo a mesma fonte, o óbito registado foi de uma sénior cuja situação clínica já era de alguma gravidade,dada a sua dependência de suplementos de oxigénio e um historial já com várias paragens cardiorrespiratórias.

11h10 - Estudo revela que pessoas perfeccionistas sofreram mais na pandemia

Um estudo pioneiro, hoje divulgado e conduzido por uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina daUniversidade de Coimbra (FMUC), concluiu que as pessoas perfeccionistas sofreram mais durante a pandemiade covid-19.

Primeiro a nível internacional a avaliar o papel do perfeccionismo no sofrimento psicológico durante apandemia de covid-19, este estudo foi realizado por investigadores do Instituto de Psicologia Médica da FMUC,dirigido pelo catedrático António Macedo, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde deCoimbra (ESTeSC), indica, numa nota enviada hoje à agência Lusa, a Universidade de Coimbra (UC).

Segundo os resultados da investigação, publicada na revista cientíca Personality and Individual Differences, aspessoas mais perfeccionistas "tiveram mais medo da covid-19, pensaram mais repetida e negativamente sobrea pandemia e as suas consequências, e isso levou a que tivessem mais sintomas de depressão, ansiedade estress", refere Ana Telma Pereira, docente da FMUC e coordenadora do estudo.

11h00 - Rússia ultrapassa as 900 mortes diárias pela primeira vez

A Rússia registou, pela primeira vez, mais de 900 mortes devido à covid-19 em 24 horas, uma situação agravadapor um processo de vacinação difícil que levou algumas regiões a introduzirem os passaportes sanitários.

Nas últimas 24 horas, foram registadas na Rússia 929 mortes causadas pelo coronavírus responsável pelapandemia, um novo recorde para o país, segundo o mais recente levantamento diário fornecido pelo Governo.

As autoridades também registaram 25.133 novos casos de pessoas com teste positivo para covid-19, de acordocom a mesma fonte.

10h30 - África regista 315 mortes e 7.866 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 315 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 212.799 óbitos, e7.866 novas infeções desde o início da pandemia, de acordo com dados ociais hoje divulgados.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado decasos no continente é de 8.351.833 e o de recuperados da doença desde o início da pandemia é agora de7.699.022, mais 11.084 nas últimas 24 horas.

10h00 - Tribunal holandês rejeita pedido de revogação dos regulamentos do 'passe corona'

Um tribunal holandês dispensou na quarta-feira uma chamada para descartar o 'passe corona', exigido paraenterrar restaurantes, bares, museus, teatros e outros locais públicos na Holanda.

O tribunal de Haia disse que a exigência de prova da vacinação da covid-19 ou de um teste recente negativo nãoera discriminatória e não violava os direitos humanos.

9h15 - Segundo estado de emergência com menos impacto na mobilidade das pessoas

O segundo estado de emergência teve menor impacto na mobilidade dos cidadãos em Lisboa e Cascais, deacordo com o projeto "Indicadores de mobilidade intra-municipais no combate à covid-19" da NOS e Nova SBE.

Esta é uma das conclusões de uma análise quantitativa das pessoas nos municípios de Lisboa e Cascaisdesenvolvida pela operadora de telecomunicações NOS e pela Nova SBE.

"Se no primeiro estado de emergência e primeiro connamento, iniciado a 19 de março de 2020, a análiseregistou quebras na contagem de pessoas distintas por secção do município na ordem dos 65 a 80% em Lisboae na casa dos 45 a 65% em Cascais, as quebras no segundo estado de emergência, iniciado a 09 de novembro,foram substancialmente inferiores: 30 a 45% em Lisboa, e 15 a 25% em Cascais", refere a análise.

Em Lisboa, no pico da pandemia no primeiro estado de emergência, "as maiores quebras foram registadas nasecção 'Lojas e Restaurantes' (80%), seguida por 'Comércio' (75%), 'Lazer Indoor' (73%), 'Educação' e 'Saúde'(ambas com 72% de quebras)".

No mesmo período, em Cascais, as maiores quebras registaram-se no 'Comércio" (64%), 'Lojas e Restaurantes' e'Lazer Indoor' (61% ambas), 'Lazer Outdoor' (57%) e 'Saúde' (56%).

8h30 - Casos COVID-19 diários da Polónia aumentaram 70%

Os casos COVID-19 do jornal polonês aumentaram cerca de 70% na semana passada, para mais de 2.000, disseo governo na quarta-feira, alertando o país de que uma quarta onda do surto está a intensicar-se.

8h00 - "Estamos longe de estar fora de perigo", diz Francisca Oliveira

A economista Francisca Guedes de Oliveira advertiu que Portugal ainda está "longe de estar fora de perigo" noque aos condicionalismos económicos da pandemia diz respeito, apontando para o segundo semestre de 2022a análise do que se passou.

"A pandemia, infelizmente, ainda não acabou de vez, e depois, mesmo do ponto de vista das nossas empresas edas nossas famílias, houve uma perda brutal de rendimentos, sobretudo determinados setores passaram porprivações tremendas. Estamos longe de estar fora de perigo e fora de situação frágil", disse, em entrevista àLusa, a economista.

Francisca Guedes de Oliveira, falando à Lusa a propósito do Orçamento do Estado para 2022, estimou ainda que 2022 seja o ano da retirada gradual ('phasing out') das medidas de apoio relacionadas com a pandemia.

7h30 - Covid-19 ainda não está sob controlo, diz a OMS

A responsável pela gestão da epidemia de Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) Maria Van Kerkhove destacou que o novo coronavírus ainda não está sob controle, com muitas pessoas acreditando erroneamente que a pandemia está quase no fim.

De acordo com Van Kerkhove, 3,1 milhões de novos casos de contaminação e 54.000 mortes foram registadosna semana passada em todo o mundo, os números reais sendo provavelmente muito maiores.

Portugal com 84% da população com vacinação completa. Algarve abaixo dos 80%

A região norte do continente é a que alcançou até agora a maior quantidade da população totalmente vacinadacontra a covid-19, 87%, sendo o Algarve a única região que está abaixo dos 80%, anunciou hoje a Direção-Geralda Saúde (DGS).

Segundo o relatório semanal da DGS sobre a vacinação, que contabiliza a vacinação desde 27 de dezembro de2020 até ao último domingo, depois dos 87% de pessoas com vacinação completa na região norte surge aregião centro e o Alentejo com 86%.

Lisboa e Vale do Tejo, Açores e Madeira surgem depois com 82% da população com a vacinação completa, enalmente o Algarve, com 78%.

O relatório refere que no total do país mais de 8,7 milhões de pessoas (84%) já completaram a vacinação contrao vírus SARS-CoV-2, e que mais de 8,9 milhões (87%) receberam pelo menos uma dose.

Por grupos etários, o relatório da DGS indica ainda que cerca de 510 mil jovens entre os 12 e os 17 anos (82%)já completaram a sua vacinação e mais de 548 mil (88%) já tomaram pelo menos uma dose da vacina.

Já no grupo entre os 18 e 24 anos, 669 mil pessoas (86%) já têm a vacinação completa e mais de 709 mil (91%)já foram vacinadas com pelo menos a primeira dose.

Dos 25 aos 40 anos e dos 50 aos 64 os valores de vacinação completa são superiores, de 92% e 98%,respetivamente.

O relatório da vacinação avança ainda que 100% dos idosos dos grupos etários dos 65 a 79 anos e dos commais de 80 anos já estão totalmente vacinados, o que representa um total de mais de 2,3 milhões de pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

What's happening