Nova SBE lança curso gratuito sobre inteligência artificial para desmitificar a tecnologia
News | 26 March 2021 Nova SBE lança curso gratuito sobre inteligência artificial para desmitificar a tecnologia

O curso Elements of AI, desenvolvido pela Universidade de Helsínquia e pela Reaktor, tem como objectivo «desmistificar e democratizar a inteligência artificial». A formação está agora disponível, em Portugal, de forma gratuita através de parceria exclusiva com a Nova SBE.

Online, em português e com seis módulos com exercícios interactivos, o Elements of AI está aberto a qualquer pessoa e não exige «conhecimentos de programação ou competências matemáticas complexas». Segundo a NOVA SBE, é «destinado a qualquer pessoa interessada em aprender conhecimentos base sobre IA» e terá uma duração total entre 30 e 60 horas,«dependendo dos conhecimentos base e das leituras adicionais de cada participante».

Patrícia Xufre, professora da Nova SBE, explica o intuito da formação: «Com este curso pretendemos essencialmente desmistificar o que se entende por inteligência artificial, exemplificando em que situações pode (ou não) ser utilizada e como se podem dar os primeiros passos nesta aventura de criação de modelos baseados em IA. Esta parceria permite-nos fazer chegar de forma muito simples este conhecimento a qualquer pessoa. Por outro lado, sendo um curso online, os interessados no tema podê-lo-ão realizar ao seu próprio ritmo e em qualquer lugar».

O Elements of AI está actualmente disponível em 170 países e conta já com mais de 630 mil formandos de todos os grupos demográficos, com idades compreendidas entre 20 e 75 anos. Os criadores do curso querem com o mesmo que cada vez mais pessoas estejam integradas na construção de sistemas baseados em IA e por isso na evolução da tecnologia.

What's happening