Mestrado da Nova SBE junta gestão e ciência de dados
News | 14 February 2020 Mestrado da Nova SBE junta gestão e ciência de dados

Análise de Negócio é um mestrado inovador, arranca no próximo ano letivo e o seu corpo letivo integra o guru Rayid Ghani, antigo responsável pela análise de dados da campanha de Barack Obama e fundador da plataforma "Aequitas" (do latim, equidade).

Com este mestrado aumenta para cinco o número de cursos deste segmento disponibilizados pela escola de negócios da Universidade Nova de Lisboa. Tal como os restantes cursos da Nova SBE —Economia, Finanças, Gestão e CEMS Master's in International Management —, tem a duração mínima de três semestres e confere grau académico. O novo mestrado permite à Nova SBE afirmar, uma vez mais, a sua assinatura pioneira e inovadora na sociedade portuguesa e responder à necessidade de formar pessoas capazes de liderar e gerir empresas e organizações num mundo que caminha a passos largos para anular fronteiras entre a tecnologia e a gestão.

"Todas as organizações e empresas vão precisar de pessoas que juntem competências mais tecnológicas com competências de inovação e risco, que façam a ponte entre a gestão e a ciência de dados. E nós, enquanto escola, queremos assegurar perfis capazes de fazer essa simbiose", explica Daniel Traça, dean da Nova SBE, ao Jornal Económico.

O mestrado Análise de Negócio desenvolve-se numa "abordagem interdisciplinar", que alia centros de conhecimento de economia, finanças, management, tecnologia de informação e data science, adianta-nos, por seu turno, Leid Zejnilovic, cofundador do Centro de Conhecimento em Data Science da Nova SBE e codiretor académico do programa. Além desse elemento de diferenciação, destaca também o uso da metodologia project-based, que estará disponível, nesta primeira edição, para um subconjunto de alunos, organizados por equipas que irão trabalhar com organizações e projetos reais. Isto significa que os alunos são levados desde o início as pôr as 'mãos na massa'. A aprender, fazendo.

 As candidaturas decorrem até 15 de maio, havendo a expetativa de preencher entre 50 e 100 vagas. Como programa pré-experiência, é dada preferência a candidatos com menos de dois anos de experiência profissional e idade igual. Desde a sua fundação. a Nova SBE criou apenas três mestrados: Economia, Gestão e Finanças. Leciona também o Mestrado Internacional em Gestão CEMS MIM, no âmbito da aliança global CEMS. ou inferior a 26 anos. No entanto, também serão considerados candidatos com idade superior e perfil semelhante. Ajudará a ultrapassar a barreira da seleção ter capacidade e vontade de desenvolver conhecimento na área tecnológica, por um lado, e ambicionar uma carreira numa empresa onde as pessoas são o principal ativo. Em Análise de Negócio, os alunos estão simultaneamente expostos às áreas de gestão e de tecnologia.

O objetivo, salienta Leid Zejnilovic, é desenvolver capacidades em futuros 'tradutores tecnológicos'. Isto é, "pessoas que percebem as organizações e os problemas de gestão, como usar a tecnologia e a informação para os resolver, como criar os sistemas internos e externos que viabilizam este ecossistema e que apoiam a tomada de decisões e resolução de problemas com base em dados". As aulas são no campus de Carcavelos, infraestrutura de topo mundial inaugurada em 2018.

What's happening